Novas alternativas para desapegar do carro próprio

As transformações tecnológicas e a preocupação maior com a sustentabilidade têm feito com que as pessoas busquem alternativas para desapegar do carro próprio.

Os carros por assinatura, por exemplo, têm ganhado espaço no mercado. “A pandemia acelerou uma mudança de comportamento em relação à mobilidade, porque as pessoas queriam comprar carros, mas não havia produção. Então as locadoras passaram a ofertar as assinaturas anuais, uma solução simples e bem de acordo com o cenário”, explica Elvio Lupo, diretor executivo de Aluguel de Carros da Localiza.

Em setembro de 2020, a empresa lançou o Localiza Meoo, que permite ao usuário assinar em sete capitais, incluindo São Paulo, automóveis de todas as marcas e categorias: dos econômicos aos luxuosos como o Jeep Commander. Basta baixar o app, selecionar as opções que mais se adaptam ao seu perfil e retirar o carro em uma loja.

O interessado escolhe um automóvel novo e paga mensalidades fixas em contratos de 12 a 48 meses, sem ter de se preocupar com custos de manutenção, seguro e impostos. E, para quem vai precisar de um carro pontualmente, também há um novo modelo.

O Localiza Fast, por exemplo, é uma solução em que o cliente faz todo o processo sozinho e sem interação humana, inclusive na retirada e na entrega do veículo. “Investimos para que a experiência de alugar um carro seja mais simples, digital e prática”, conclui Lupo.

Assinaturas diversificadas

A UseCar mantém pontos em condomínios em São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro e Paraná. A contratação, o desbloqueio e o bloqueio do carro são 100% digi­tais. Adriana Mendes, consultora de negócios jurídicos, é cliente da empresa há mais de um ano. “Desde que vendi meu carro, passei a usar bike e carro por aplicativo. E quando o condomínio onde moro, no Butantã, implantou a UseCar comecei a usar locações avulsas e agora tenho um pacote mensal. O custo é bem menor perto do que eu gastaria tendo um carro e estou supersatisfeita.”

A For You Fleet se especializou no mercado de luxo e opera no Estado de São Paulo. Um concierge entrega na casa do cliente veículos como BMW X3, Mercedes C180 e Land Rover Velar. A Osten Go também trabalha com assinatura de veículos premium, mas aposta no carsharing. O compartilhamento do Mini Cooper S Top e do BMW I3 elétricos é totalmente digital. Os clientes reservam no aplicativo e retiram os automóveis nas lojas da empresa ou nas moradias compartilhadas da Housi. Apontam uma tendência de edifícios e condomínios destinarem espaços para veículos compartilhados.

Espaço para startups

Antenadas com o mercado, as startups encontraram na mobilidade alternativa um nicho potente. Em 2017, a Turbi lançou um app de aluguel por hora, diário, se­manal ou com assinatura mensal, que indica o posto de retirada mais próximo do motorista, instalado em estacionamentos da capital e Grande São Paulo. Funcionam 24 horas todos os dias. Fundada em 2019, a Beepbeep tem uma particularidade: a possibilidade de entregar o carro em uma cidade diferente daquela em que o veículo foi retirado, sem custo adicional. Renault Zoe e CAOA Chery Arrizo 5e elétricos são reservados e destravados pelo aplicativo da empresa. Estão presentes em São Paulo, São José dos Campos, Campinas, Indaiatuba, Valinhos e Jacareí, e nos aeroportos de Guarulhos e Viracopos.

῾É possível uma sociedade funcionar com bicicletas᾽

O engenheiro Eduardo Stavale começou a usar as bikes compartilhadas em 2018 e nunca mais deixou de pedalar. “Depois que fui para Amsterdã, entendi que é possível uma sociedade funcionar com bicicletas e isso me inspirou a comprar uma”, conta.

A adaptação foi rápida. Tanto é que, quando seu carro foi roubado, em 2019, ele optou por não comprar outro. “Eu não usava o carro direto por conta do trânsito e foi fácil aderir à vida sem ele”, lembra.
Stavale conta que atualmente se desloca basicamente de bike e de metrô. Somente nas férias, quando vai viajar com a família, é que recorre ao carro. Aí costuma fazer o aluguel tradicional.

Bikes elétricas

As bicicletas compartilhadas continuam em alta. A E-Moving, que tinha suspendido temporariamente o bikesharing para pessoa física, acaba de anunciar a sua volta ao mercado. Está oferecendo bikes elétricas para quem trabalha com carteira assinada. No cadastro, é necessário informar um e-mail com o nome da empresa.

Em junho passado, o projeto Bike Sampa recebeu 500 bicicletas elétricas para compor a sua frota em São Paulo. Atualmente soma 2.700 bikes.

Fonte: mobilidade.estadao.com.br

Alternativas para desapegar do carro próprio

 

plugins premium WordPress
Receba as últimas notícias

Assine a nossa news gratuitamente.
Mantenha-se atualizado com
as notícias mais relevantes diretamente em seu e-mail.