Pesquisa inédita da Localiza mostra tendências de mobilidade e viagens no Brasil
Pesquisa inédita da Localiza
“Nós estamos constantemente ouvindo os consumidores para entender as demandas de mobilidade deles. Somos guiados e apaixonados pelos nossos clientes. Por isso, resolvemos compartilhar com o mercado este conhecimento com o lançamento dessa pesquisa. Ela serve como referência para entender o impacto da pandemia no ir e vir das pessoas e empresas. Sobretudo na temporada de férias que se aproxima”, comenta o diretor de marketing da Localiza, Antônio Augusto.
Pandemia
Ao longo da pandemia, o carro ganhou relevância no quesito mobilidade por ser um meio de transporte mais seguro. Sem aglomeração e que possibilitava deslocamentos até destinos mais próximos. Entre os ouvidos no relatório da Localiza, 69% deles disseram ter carro próprio, 21% nunca tiveram e 10% optaram por vender. Entre os principais motivos que levaram à venda, estão: redução de custos (65%), falta de uso (26%) e cenário pandêmico (25%).
Para mais da metade dos respondentes, 66,2%, o carro próprio continua sendo o principal meio de transporte. Seguido pelo de aplicativo (57,1%), o ônibus (44,8%), a moto (25,3%) e a bicicleta (20,6%). O carro alugado aparece na oitava posição, indicado por 16,9% dos participantes.
Os motivos que determinam a preferência pelos modais são variados.
Para 85,1% dos respondentes que utilizam o carro próprio, o principal uso é para o lazer. Aqueles que optam pelo carro por aplicativo, por sua vez, o fazem para deslocamentos do dia a dia. Enquanto o ônibus é muito utilizado para ir ao trabalho (47,6%) e moto e bicicleta para lazer (54,2% e 71,2%, respectivamente).
O carro alugado é opção primordial para lazer (48%).
Mas também aparece como escolha para viagens de pequenas distâncias a lazer (38%) e de grandes distâncias a trabalho (32,8%). A escolha por um meio de transporte segue, principalmente, os critérios de preço (39,6%), segurança (39,5%), conforto (33,6%) e agilidade (26,4%).
A pesquisa revelou que, entre as empresas brasileiras, 47,7% contam com até 10 carros. 24,8% de 11 a 25, 14,6% de 26 a 10, 7,3% de 51 a 100, 5,6% mais de 100. Essas frotas são compostas, em média, por: frota própria (49%), aluguel mensal (19%), frota terceirizada (18%) e aluguel diário (14%).
As viagens para os brasileiros
A dobradinha lazer e trabalho são os principais motivos de viagens de 59% dos entrevistados. Apenas 7% dos participantes revelaram viajar somente a trabalho e 34% disseram que só a lazer.
Entre aqueles que fazem viagens a lazer, 27,9% afirmaram que essas costumam durar de 2 a 3 dias. Enquanto 20,6% disseram ficar fora por 4 a 5 dias e, 18,1%, por 6 a 10 dias. Já a trabalho, quase metade dos participantes (46,4%) afirmam que a viagem é realizada com ida e volta no mesmo dia.
Em 2021, o estado de São Paulo foi o destino de lazer escolhido por 22,5% dos participantes.
Seguido por Santa Catarina (21,1%), Rio de Janeiro (20,4%), Bahia 18,8%) e Minas Gerais (16,7%). Nas viagens corporativas, o levantamento mostra que São Paulo também é o principal destino, aparecendo nas respostas de 37,2% dos entrevistados. Seguido por Rio de Janeiro (23%), Distrito Federal (17,9%) e Minas Gerais (17,3%).
Em 2022, há previsão de aumento significativo na intenção de viagens a lazer. Enquanto em 2020 e 2021 os percentuais de pessoas que afirmaram ter viajado – ou ainda terem intenção de viajar – foram de 69% e 71% respectivamente. Em 2022, esse valor sobe para 90%. A trabalho, a intenção de viagem para o próximo ano também apresenta alto crescimento – 13 p.p. em comparação com 2021, alcançando o percentual de 67%.
A pesquisa foi realizada em junho de 2021 via painel online de respondentes de consultoria especializada em pesquisas e contou com a participação de 1.600 pessoas de todo o país. Para baixar o relatório completo, basta acessar o site dedicado ao estudo sobre mobilidade.
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