Tecnologia, aplicativos e mobilidade: a estratégia da Localiza para crescer
Empresa criou ferramentas como Localiza Fast e Localiza Way para se aproximar do seu público e oferecer experiências personalizadas
Tudo começou em 1973, com seis fuscas usados e comprados a crédito. Assim nasceu a Localiza, que cresce apostando em conceitos como mobilidade e compartilhamento. Hoje, a empresa, que começou seu processo de internacionalização em 1992, conta com 591 agências em sete países: Argentina, Brasil, Colômbia, Chile, Equador, Paraguai e Uruguai.
“Estamos reforçando o posicionamento que adotamos no ano passado, voltado muito mais para um lado da empresa de mobilidade, no lugar de uma companhia de aluguel de carros e gestão de frotas. Hoje pensamos em nossas soluções de aluguel diário, mensal e terceirização de frotas para manter a empresa sempre em movimento”, explica Herbert Viana Andrade, diretor de marketing da Localiza.
Assim, a companhia trabalha no conceito “Alugue esta ideia” – colocando em pauta a mobilidade e as tendências de compartilhamento. Para Andrade, a mobilidade se tornou o centro de discussão das cidades. “Nascemos com este viés de compartilhar, é a essência do nosso negócio e o que faltava para dar protagonismo nesta conversa com o cliente”, explica.
Para se aproximar do seu público, a companhia tem investido em novas ferramentas. Para isso, lançou, por exemplo, o Localiza Fast, para agilizar a retirada de veículos sem passar pelo balcão de atendimento. Basta que o cliente tire uma selfie e faça uma assinatura no aplicativo para abrir a porta do carro e sair dirigindo.
Além disso, a empresa lançou o Localiza Way, um gadget que oferece GPS, wi-fi, música via Spotify e conexão direta com a Assistência ao cliente. Por fim, o Carro Conectado e o #meucarro são soluções voltadas para os clientes da Localiza Gestão de Frotas, que podem fazer análises voltadas para a produtividade da equipe, rotas, horários e comportamento dos condutores, além de fazer o agendamento de manutenções pelo celular.
Andrade explica que a estratégia para o futuro é investir ainda mais em marketing digital, envolvendo não apenas os serviços, mas a presença constante nas redes sociais. “Encaminhamos nossa empresa como sendo a companhia das ideias, onde elas acontecem”, explica o diretor de marketing.