Volvo lança serviço de ônibus por assinatura apostando na retomada do turismo
A Volvo apresentou nesta segunda-feira (20), durante o evento de mobilidade LatBus 2021, o inédito serviço de ônibus por assinatura. Tal como a modalidade oferecida para carros, ele permite que o operador pague apenas uma parcela mensal, sem precisar adquirir o veículo e arcar com outros custos, como encarroçadora, seguro e manutenções, por exemplo.
Na franquia, o transportador usa o ônibus durante um período pré-determinado (entre 36 e 60 meses). Ao final do contrato, o cliente poderá devolver ou ficar com o veículo. Os serviços agregados, como a manutenção, tacógrafo, despachante e até gestão de frota são definidos de acordo com as necessidades do operador.
Autoesporte perguntou à Volvo quanto vai custar o serviço e as regiões que serão atendidas. Entretanto, até a última atualização desta matéria, não obteve resposta.
A montadora também não informou quantas unidades serão disponibilizadas para esse serviço, mas disse que inicialmente, terá uma quantidade limitada de veículos.
Como funciona
“É uma modalidade com diferenciais bastante competitivos e que incorpora um pacote de serviços, como despachante e manutenção, por exemplo, que a Volvo já disponibiliza para caminhões, mas que é inédita para o segmento de ônibus rodoviários de passageiros, turismo e fretamento”, afirma Valter Viapiana, diretor comercial da Volvo Financial Services no Brasil.
O serviço de assinatura disponibiliza os modelos rodoviários pesados com os chassis B420R+ e B450R+, que foram recentemente lançados pela marca. Eles chegam ao mercado com uma nova geração do câmbio automático I-Shift, além da chamada Aceleração Inteligente. Combinadas, as tecnologias garantem até 5% de economia em combustível, dependendo da rota, de acordo com a empresa.
A fabricante anunciou que os novos chassis chegam ao mercado com aprimoramentos na conectividade e na mecânica, com a nova geração do câmbio I-Shift, além de melhorias no aplicativo Volvo Bus Connect — Foto: Divulgação
Os chassis também tiveram aprimoramentos no Sistema de Segurança Ativa e de conectividade, com novidades no aplicativo Volvo Bus Connect.
Destinados para viagens de 400 km ou mais, os ônibus tem carroceria double decker (piso duplo) e low driver (posto do motorista rebaixado no primeiro piso). Eles podem ter configurações 6×2 e 8×2, com motorizações de 420 cv e 450 cv.
Novos modelos de chassis B420R+ e B450R+ serão os únicos que estarão disponíveis no serviço — Foto: Divulgação
Fonte: AUTO Esporte