Wali inicia operação pioneira de locação digital

Wali inicia operação pioneira de locação digital em vagas públicas no Rio de Janeiro por meio do Sandbox.Rio

A startup carioca Wali acaba de inaugurar a primeira operação pública de locação digital de veículos em vias públicas da cidade do Rio de Janeiro, por meio do programa Sandbox.Rio. Uma iniciativa da Prefeitura do Rio, liderada pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico. O projeto tem apoio da CET-Rio e da Subprefeitura da Zona Sul.

A ação marca um passo inédito na regulamentação de vagas públicas exclusivas para veículos de locação digital, com o objetivo de testar, monitorar e validar modelos de mobilidade inovadores diretamente nas ruas da cidade. O primeiro ponto foi implementado no bairro do Humaitá, atrás da Cobal, onde três vagas foram reservadas exclusivamente para veículos operados via aplicativo.

“Ver esse modelo se tornando realidade nas ruas da nossa cidade é a concretização de um sonho que nasceu em 2022, quando vi soluções semelhantes operando em Tel Aviv. Mas mais do que importar um modelo, foi essencial adaptar a solução ao contexto brasileiro, com foco em segurança, simplicidade e impacto real”, afirma Guilherme Rajzman, CEO da Wali.

Benefícios para a cidade e para a mobilidade urbana

A iniciativa visa testar métricas como:

  • Aderência da população ao modelo de locação digital em vias públicas;
  • Redução da frota particular em circulação;
  • Eficiência logística e integração dos pontos com a malha urbana;
  • Segurança e convivência no espaço público.

A Wali oferece uma experiência 100% digital, sem contato físico, com reserva, desbloqueio e condução do veículo realizados pelo app, em planos por horas, dias ou meses, com combustível incluso.

Oportunidade para locadoras, montadoras e concessionárias

Além dos impactos urbanos, o projeto representa uma grande oportunidade para empresas do setor de locação de veículos. A Wali permite que locadoras e montadoras integrem seus veículos à plataforma, acessando um novo canal de vendas com:

  • Redução de custos operacionais, graças à digitalização e automação de processos (cadastro, vistoria, cobrança, controle de uso, entre outros);
  • Melhoria da experiência do cliente final, com uma jornada moderna e sem atritos;
  • Geração de receita incremental, com direcionamento de usuários e posicionamento dos veículos em estações de alta demanda, como condomínios, hotéis e agora também vias públicas.

“O modelo da Wali é complementar ao negócio das locadoras. Ele não concorre com a locação tradicional, mas abre uma nova frente digital, mais eficiente e com grande apelo para o consumidor final”, complementa Guilherme.

Sobre a Wali

Criada no Rio de Janeiro, a Wali é uma plataforma de locação digital de veículos, que conecta locadoras, montadoras e frotistas a usuários finais de forma automatizada. Com atuação em diversos estados e presença em condomínios, hotéis, shoppings e, agora, ruas públicas, a startup oferece soluções tanto no modelo marketplace quanto em white label. Com foco em eficiência operacional e experiência do usuário.

Wali inicia operação pioneira de locação digital em vagas públicas no Rio de Janeiro por meio do Sandbox.Rio

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

plugins premium WordPress
Receba as últimas notícias

Assine a nossa news gratuitamente.
Mantenha-se atualizado com
as notícias mais relevantes diretamente em seu e-mail.