XP Investimentos revisa alvo do Ibovespa para 145 mil pontos

Ibovespa sobe e zera perdas no ano. Cenário positivo para Localiza e para o setor de aluguel de carros de maneira geral

 

Segundo a corretora, a recuperação da economia doméstica e o cenário externo favorável com a manutenção dos estímulos beneficiando as empresas exportadoras e atreladas a commodities justificam a melhora na estimativa

A XP Investimentos revisou o preço-alvo do Ibovespa de 135 mil pontos para 145 mil pontos, em Raio-XP da Bolsa, divulgado na noite de ontem. Segundo a corretora, a recuperação da economia doméstica e o cenário externo favorável com a manutenção dos estímulos beneficiando as empresas exportadoras e atreladas a commodities justificam a melhora na estimativa.

“Apesar das preocupações com o cenário macroeconômico, a perspectiva para a bolsa brasileira continua positiva diante das projeções de forte crescimento dos lucros das empresas do Ibovespa em 2021”, afirmam a equipe de research da XP. Na avaliação da corretora, “a bolsa está barata”.

“O Ibovespa negocia com um múltiplo preço/lucro abaixo da sua média histórica e com um desconto maior do que no passado, quando comparado com os Estados Unidos e mercados emergentes”, afirmam os estrategistas Fernando Ferreira e Jennie Li, além da analista ESG, Marcella Ungaretti, em relatório.

Segundo eles, o Brasil tem um dos piores desempenhos na bolsa, em moeda local e nos juros em relação aos seus pares de 2021 devido a uma série de preocupações locais que contaminam o sentimento dos investidores. A lista é longa e inclui o recrudescimento da pandemia, o cenário eleitoral de 2022, a trajetória fiscal e a percepção de maior ingerência política nas estatais. Em contrapartida, os estrategistas da XP avaliam que uma congruência de fatores deve levar a uma forte alta do mercado brasileiro.

“Em linhas gerais, a bolsa brasileira está muito barata e ainda não reflete totalmente a forte recuperação e crescimento de lucros que veremos em 2021 e 2022; a aceleração da vacinação ao longo dos próximos meses pode levar à reabertura da economia e crescimento mais acelerado do PIB; e a diminuição dos riscos fiscais após a aprovação recente do Orçamento deve fazer com que o mercado volte a focar nos fundamentos micro e menos nas preocupações macro”, enumeram, em relatório.

Diante disso, a XP Investimentos revisou o preço-alvo do Ibovespa para 145 mil pontos, levando-se em conta o forte aumento nas expectativas de lucros das empresas que fazem parte do índice à vista – sendo esta a principal razão – além de uma leve acomodação nas taxas de juros de longo prazo no Brasil (taxas de juros reais).

Pensando nisso, a XP promoveu uma mudança na carteira Top 10 Ações XP, com a entrada de Localiza ON e saída de Omega. “É um momento oportuno para realização do lucro obtido em Omega Geração e há um cenário positivo para Localiza e para o setor de aluguel de carros de maneira geral”, explica a corretora.

Fonte: Valor Econômico

plugins premium WordPress
Receba as últimas notícias

Assine a nossa news gratuitamente.
Mantenha-se atualizado com
as notícias mais relevantes diretamente em seu e-mail.