#ABX24 bate recorde
#ABX24 bate recorde e se consolida como evento mais influente da mobilidade
Principais temas abordados foram a Inteligência Artificial, transição energética, além de inúmeros debates que devem direcionar os rumos do ecossistema automotivo e da mobilidade
Sete trilhas de conteúdo aconteceram de forma simultânea e permitiram que o participante pudesse escolher o tema que mais interessa
Mais de 3,1 mil profissionais ligados ao setor automotivo e da mobilidade participaram do #ABX24 – Automotive Business Experience, realizado no São Paulo Expo, na capital paulista, no dia 30 de setembro. Apontado como o maior encontro de negócios do segmento, a edição deste ano reuniu 200 palestrantes que debateram temas como o uso da Inteligência Artificial (IA) para otimizar os processos produtivos e na gestão de frotas, os desafios da transição energética, a regulamentação do setor automotivo e o futuro das concessionárias.
Esses e outros assuntos foram discutidos por grandes representantes do setor como Santiago Chamorro (presidente da General Motors), Ricardo Gondo (presidente da Renault), Emanuele Campellano (presidente da Stellantis do Brasil), Rafael Chang (CEO da Toyota América Latina e Caribe) e Ciro Possobom (CEO da Volkswagen), Gaston Diaz Perez (presidente e CEO da Bosch América Latina) e Marcio Querichelli (presidente da Iveco).
“Reunimos profissionais de peso para atingir nosso propósito: dar ferramentas para que os participantes se atualizem e adquiram novos conhecimentos. Com isso, estarão ainda mais aptos para tomar as melhores decisões, garantir o futuro do negócio e, claro, entregar soluções de mobilidade ainda mais interessantes para a sociedade”, afirma a CEO de Automotive Business, Paula Braga.
Trilhas de conteúdo
Sete trilhas de conteúdo aconteceram de forma simultânea e permitiram que o participante pudesse escolher o tema que mais interessa. E também que criasse a própria jornada de acordo com as necessidades e interesses.
Na questão da IA, os palestrantes ressaltaram que o uso dessa tecnologia vai desde a implantação de sistemas de otimização da produção, passando pela gestão de frotas até a criação de novas formas de interação com o cliente. Todos foram unânimes em apontar que a ferramenta vai transformar a maneira como empresas da cadeia automotiva operam. E, principalmente, se relacionam com o mercado.
Em relação à transição energética, os participantes de diversos painéis que discutiram o tema, apontaram que, apesar do potencial brasileiro em outras fontes de energias renováveis, ainda é preciso equacionar uma melhor infraestrutura de carregamento para veículos elétricos com o impacto socioeconômico da mudança de matriz energética.
Ambiente colaborativo
O ABX24 também foi marcado pelo ambiente de colaboração. A rodada de negócios, promoveu encontros entre 200 profissionais de compras e engenharia de 85 empresas. Incluiu também montadoras, fabricantes de máquinas agrícolas e grandes players da indústria. Dezenas reuniões geraram parcerias estratégicas e o fechamento de acordos promissores.
O #ABX24 contou, ainda, com a participação de 100 startups. Com o objetivo de criar uma sinergia maior energia entre corporações estabelecidas e novas empresas com potencial para revolucionar a mobilidade. Essa iniciativa é fruto de parceria entre Automotive Business e a 100 Open Startups.
Test drive, Prêmio Automotive Business e muito mais
grande novidade deste ano foi a área de test drive, que contou com mais de 1.000 voltas. Os participantes rodaram numa pista de 1,3 km com os principais modelos do mercado.
A programação incluiu, ainda, a entrega do Prêmio Automotive Business (clique aqui para conhecer os vencedores) e o lançamento do relatório “Tendências para o setor automotivo e de mobilidade”. Além da apresentação dos resultados preliminares pesquisa “Liderança do setor automotivo”, exposição de arte e lançamento do livro “Arte sobre rodas”. E o #ABX25 já tem data para acontecer: 17 de setembro de 2025.
#ABX24 bate recorde e se consolida como evento mais influente da mobilidade.