Energy Starter: EDP procura startups para desenvolver projetos inovadores em mobilidade e soluções para clientes
Depois de dois módulos, focados em redes do futuro e em fontes renováveis, programa de inovação da EDP abre as portas às melhores ideias nas áreas da mobilidade e soluções para clientes; startups podem candidatar-se até 12/03
Estão abertas até 12 de março as inscrições para o terceiro módulo do Energy Starter, programa de inovação aberta da EDP que pretende descobrir startups e empresas tecnológicas em rápido crescimento (scaleups) e conectá-las a especialistas da empresa em todo o mundo.
Depois de um primeiro módulo centrado nas redes inteligentes e de um segundo, dedicado a fontes renováveis e hidrogênio verde, o terceiro módulo busca startups para desenvolver iniciativas nas áreas de mobilidade e de soluções para clientes.
O objetivo do Energy Starter, que está em sua sétima edição, é encontrar e impulsionar projetos com soluções inovadoras que contribuam para acelerar a transição energética em escala global. Composto por três módulos, que acontecem de quatro em quatro meses, cada edição do programa procura dar resposta a vários desafios do setor elétrico e em alinhamento com áreas que são também estratégicas para a EDP.
Na primeira fase, o foco foram as redes de distribuição do futuro, com o objetivo de alavancar a infraestrutura de redes já existentes com soluções inovadoras.
Em seguida, foi realizado o módulo dedicado a fontes de energia renováveis e hidrogênio verde, em que a EDP procurou soluções que ajudem a consolidar as metas de capacidade instalada de energia renovável da empresa ao mesmo tempo em que contribuem para a transição energética por meio de novas fontes, como o H2V.
Agora, esta última etapa da sétima edição do Energy Starter tem como foco a mobilidade e as soluções para clientes, com a ambição de apoiar os clientes da EDP nos seus esforços de descarbonização — um processo que inclui desenvolver e adotar soluções relacionadas à transição da mobilidade elétrica e à geração de energia distribuída, áreas que são também estratégicas para a empresa.
Inscrições e próximas etapas
As candidaturas para este terceiro módulo podem ser feitas até 12 de março pelo site do programa. Após o processo de avaliação, as startups selecionadas participam de um bootcamp em Lisboa, entre 26 e 28 de junho, momento em que apresentam as suas propostas e trabalham na concepção de projetos-piloto em conjunto com especialistas de diferentes áreas de negócio do grupo EDP, que os aconselharão e ajudarão a desenvolver os seus negócios.
Nos dois módulos anteriores, os bootcamps aconteceram primeiro, em Oviedo (Espanha) e, depois, em Houston (EUA).
No final da edição do Energy Starter, as startups terão ainda a oportunidade de testar a sua solução no setor elétrico, em parceria com a EDP, nas diferentes geografias em que o grupo está presente, assim como ter acesso a potencial apoio financeiro e know-how da EDP Ventures — uma das startups participantes do programa na edição de 2019, por exemplo, a Time Energy recebeu investimento da EDP Ventures Brasil em 2020. O programa termina com um Open Day, previsto para 29 de junho, em que os projetos desenvolvidos ao longo dos últimos meses serão apresentados ao ecossistema global de inovação e energia.
Ao longo das últimas seis edições, o Energy Starter potenciou mais de 160 startups inovadoras, tendo realizado mais de 80 negócios (desde projetos-piloto, rollouts e investimentos). Na última edição do programa, a EDP recebeu mais de 700 candidaturas.
Atuação em mobilidade, GD e inovação
Atualmente, a EDP tem em operação ou desenvolvimento mais de 3.500 pontos de carregamento na Europa, assim como oferece soluções de carregamento privado e desenvolde projetos de inovação ligados à mobilidade, como o carregamento inteligente ou a tecnologia vehicle-to-grid. Já no solar distribuído, a empresa tem clientes na Europa, Ásia, Brasil e Estados Unidos e uma carteira de mais de 1,6 GW incluindo famílias e empresas.
Desenvolver e encontrar soluções inovadoras para o setor energético tem sido um pilar do grupo. Até 2025, pretende investir um bilhão de euros em inovação. A EDP tem equipes dedicadas a Inovação Aberta. E um veículo próprio de Corporate Venture Capital (capital de risco), a EDP Ventures, em alguns dos seus principais mercados, incluindo o Brasil. Dedica-se ao desenvolvimento de projetos e investimentos, fazendo parte do ecossistema de inovação da empresa dezenas de startups, parceiros acadêmicos, entre outros.
Serviço: EDP Energy Starter – 3º módulo
Inscrições: no site Energy Starter
Prazo: 12 março 2023
Áreas-foco: Soluções para clientes e mobilidade
Mais informações aqui
Bootcamp: Lisboa, 26 a 28 junho, 2023
Open day: Lisboa, 29 junho, 2023
Sobre a EDP no Brasil
Presente há mais de 25 anos no país, a EDP é uma das maiores empresas privadas do setor elétrico a operar em toda a cadeia de valor. Com mais de 10 mil colaboradores diretos e terceirizados, a Companhia tem negócios em Geração, Transmissão, e Soluções em Serviços de Energia voltados ao mercado B2B, como geração solar, mobilidade elétrica e mercado livre de energia. Em Distribuição, atende cerca de 3,6 milhões de clientes em São Paulo e no Espírito Santo, além de ser a principal acionista da Celesc, em Santa Catarina. Em 2022, foi eleita pelo terceiro ano consecutivo a empresa mais inovadora do setor elétrico pelo ranking Valor Inovação, do jornal Valor Econômico, e é referência em ESG, ocupando, em 2021 e 2022, o primeiro lugar do Índice de Sustentabilidade Empresarial (ISE) da B3, no qual figura há 17 anos.
Fonte: EDP/Energy Starter
Energy Starter: EDP procura startups para desenvolver projetos inovadores em mobilidade e soluções para clientes