Mercado de frotas deve crescer

Mercado de frotas deve crescer no Brasil com o uso de tecnologias alternativas

 

Dados do Barômetro de Frotas & Mobilidade 2023, do Arval Mobility Observatory, mostram que as empresas brasileiras continuam apostando no leasing operacional para ampliar suas frotas, com tendência para veículos movidos a fontes alternativas de energia e a implementação de soluções de mobilidade

A pesquisa entrevistou, pela primeira vez, 8.622 tomadores de decisão de frotas corporativas em 30 países.

Única em abrangência e em temas discutidos, a pesquisa aponta cinco principais macrotendências para os próximos três anos:

– O tamanho da frota da empresa deve continuar aumentando ou permanecerá estável

– A modalidade de financiamento por contrato de leasing de serviço completo continuará em expansão em todos os países

– A transição energética está se acelerando

– As soluções de mobilidade têm sido cada vez mais implementadas como um complemento aos carros da empresa

– Os serviços conectados continuam a crescer

No Brasil, a pesquisa ouviu tomadores de decisão em política de mobilidade de empresas pequenas, médias e grandes. Todas elas com tamanhos variados de frota.

Ø 28% dos tomadores de decisão acreditam que frota irá crescer (ante 27% no mercado global) e 60% que permanecerá estável nos próximos três anos (64% no global). Por tamanho de empresa, a expectativa de crescimento no Brasil chega a 26% até 99 funcionários e 31% acima de 100 empregados

Ø 39% declaram intenção de introduzir ou aumentar o uso de leasing para carros de passageiros e veículos comerciais leves, à frente de Alemanha (21%), Reino Unido (35%) e Portugal (30%), entre outros países pesquisados. Em termos globais, 35% dão a expansão ou uso do leasing como certo ou provável e 12% como absolutamente certo.

Ø 43% das empresas brasileiras consideram usar pelo menos uma tecnologia alternativa de combustível nos próximos três anos (entre HEV, PHEV e 100% BEV). E 13% já usam pelo menos uma dessas tecnologias. Em termos globais, a transição energética está claramente se acelerando: 70% das empresas já implementaram ou estão considerando implementar pelo menos uma tecnologia de combustível alternativo em sua frota de carros de passageiros nos próximos três anos. Esses dados, em comparação com 59% no ano passado.

Por tipo de tecnologia alternativa, a pesquisa revela que 22% das empresas brasileiras entrevistadas já usam ou pensam em usar nos próximos três anos carros de passeio híbridos e 7% já os usam; 16% já utilizam ou planejam adotar a tecnologia híbrido plug-in e 5% já utilizam; 16% já usam ou são favoráveis ao uso de carros totalmente elétricos 100% movidos a bateria e 3% já usam, e 9% já utilizam ou consideram utilizar veículo elétrico com célula de combustível de hidrogênio na frota de veículos comerciais leves.

Diferentes soluções de mobilidade no radar

Globalmente, as empresas estão mais informadas sobre soluções de mobilidade (84%) e, entre elas, 71% já implementaram pelo menos um esquema de alternativo para seus funcionários, com a adoção de carros corporativos compartilhados, aluguel de bicicletas ou orçamento de mobilidade. Nos próximos três anos, 88% pretendem investir em tais soluções de mobilidade.

No Brasil, os dados mostram que 37% das empresas entrevistadas estão utilizando ou consideram implementar o carro corporativo compartilhado nos próximos três anos e 13% já adotam a solução, 29% já possuem ou pretendem adotar carona compartilhada e 16% já utilizam essa solução; 38% já têm ou ponderam implementar o compartilhamento ou aluguel de bicicletas e outros veículos 2 rodas (motos/ scooters) e 21% já usam essa modalidade; e 39% já utilizam ou pretendem adotar o sistema de transporte público subsidiado, já vigente em 26% das empresas. As empresas veem essas soluções como um complemento à  frota da empresa, com uma probabilidade muito reduzida de abdicar total ou parcialmente da frota em favor de soluções de mobilidade.

Mercado de Frotas

Com relação às modalidades de financiamento, o leasing particular, feito pelo próprio colaborador ou por meio através da empresa, com desconto salarial, já é uma realidade em 12% das empresas brasileiras. Contratos de leasing de curta e média duração estão presentes em 14% das empresas (e 23% pretendem implementá-los); carro corporativo ou subsídio para carro é uma solução de mobilidade em 21% das empresas brasileiras e 35% já o utilizam ou pretendem implementar, nos próximos três anos.

O Full Service Leasing continua crescendo em todos os tipos, com 39% das empresas no Brasil considerando introduzir ou ampliar ainda mais o uso desta modalidade de financiamento, que conta com pacotes de serviços no valor do aluguel.

Frota conectada: aumento global de 10%

Aproximadamente uma em cada duas empresas pesquisadas possui uma ferramenta telemática em sua frota (38% na pesquisa anterior). A proporção em veículos comerciais leves é superior a do carro de passeio (36 % vs 31 %) e a extensão desses serviços conectados aumenta com o tamanho da empresa: 42% para empresas menores e 54% entre as maiores empresas.

Nas empresas brasileiras, o uso de tecnologias de conectividade é uma realidade em 72% da frota, tanto em carros de passeio como em veículos comerciais leves.

Os principais motivos para ter veículos conectados no Brasil, independentemente do tipo, são facilitar a localização ou melhorar a sua segurança do veículo (46%), Além de melhorar a segurança do motorista (42%), melhorar a eficiência operacional (30%) e reduzir os custos da frota (24%).

“O Barômetro mostra que o Brasil está alinhado às tendências globais dos países mais desenvolvidos para os próximos três anos, especialmente em relação à busca por soluções de transição energética e de mobilidade corporativa. Estamos muito otimistas com esse resultado, pois nos dá condições de atender todas as demandas dos tomadores de decisão, com produtos criados para cada necessidade”, diz Carlos Lopes, CEO da Arval Brasil

“A pesquisa é um recurso incrivelmente útil para termos uma visão detalhada das tendências que moldam nosso setor. Graças ao seu alcance global, a pesquisa fornece a profundidade de percepção e benchmarking que nossos clientes e nossa equipe de profissionais precisam”, afirma Cristiane Mireille, Diretora de Sales & Marketing da Arval Brasil

“Apesar dos muitos desafios, o mercado brasileiro continua otimista e com expectativa de crescimento em vários setores. Terceirizar a gestão de frotas e da mobilidade corporativa é uma grande oportunidade para apoiar os objetivos do negócio”, ressalta Julio Meneghini, Gerente de Marketing e Produtos da Arval Brasil.

Barômetro de frota e mobilidade 2023

A pesquisa independente do Arval Observatory Mobility foi realizada com gestores de frotas de 8.622 empresas entre 18 de agosto e 11 de novembro de 2022. E, pela empresa de pesquisa independente Ipsos, foi realizada em 25 países,  entre 9 de janeiro e 30 de março de 2023, na América do Norte, Nova Zelândia, Austrália e México. A abrangência foi ampliada este ano para incluir os 5 novos países. No total Áustria, Alemanha, Bélgica, Espanha, França, Grécia, Itália, Luxemburgo, Holanda, Polónia, Portugal, Reino Unido, República Checa, Eslováquia, Romênia, Suíça, Finlândia, Dinamarca, Noruega, Suécia, Nova Zelândia, Austrália, México, América do Norte. Além dos mercados de frota da Turquia, Marrocos, Chile, Peru e Brasil. As empresas em estudo operavam pelo menos um veículo.

Sobre Arval Mobility Observatory

A indústria aprova o Arval Mobility Observatory como uma das principais plataformas autorizadas de pesquisa e troca de informações no setor de frota e mobilidade. Visa recolher e fornecer informação objetiva e precisa para compartilhar com todos os tipos de público. Com isso,  colaboraram para que compreendam melhor o novo paradigma de mobilidade em que operamos. E, principalmente os apoia na seleção cada vez maior de soluções de mobilidade disponíveis . Link

Sobre Arval

A Arval é especializada em mobilidade corporativa, com serviço especializado em soluções completas e sustentáveis.  No final de dezembro de 2022, alugou cerca de 1,6 milhão de veículos ao redor do mundo. Todos os dias, mais de 8.000 colaboradores da Arval em 29 países oferecem soluções flexíveis para garantir jornadas sustentáveis para os seus clientes. Entre eles,  grandes grupos corporativos internacionais até empresas de portes médio e pequenos e também clientes individuais.

Link

Mercado de frotas deve crescer no Brasil com o uso de tecnologias alternativas

plugins premium WordPress
Receba as últimas notícias

Assine a nossa news gratuitamente.
Mantenha-se atualizado com
as notícias mais relevantes diretamente em seu e-mail.