Assembleia de Minas mantém locadoras pagando alíquota de 1% do IPVA

Alíquota do IPVA. O Projeto de Lei que autoriza a celebração de convênios do Estado com os municípios para a arrecadação do Imposto sobre a Propriedade de Veículo Automotor (IPVA) foi aprovado, em 2º turno, nesta terça-feira (11), na Assembleia Legislativa (ALMG).

Com isso, reduz o imposto cobrado sobre veículos vendidos pelas locadoras de veículos sediadas em Minas.

O texto estabelece também que as locadoras não precisarão pagar a complementação em relação à alíquota do IPVA padrão de 4% cobrada dos contribuintes, em geral quando seus veículos são transferidos a uma subsidiária para revenda.

Em Minas, as locadoras pagam alíquota de 1%. O substitutivo nº 2 dispensa o pagamento proporcional dessa diferença de alíquota de 3%.

Também foi rejeitada a Emenda nº 1, que propunha a retirada do artigo 4º do projeto. O dispositivo revoga o parágrafo 3º do artigo 10 da Lei 14.937, de 2003, que dispõe sobre o IPVA.

O parágrafo 3º determina que, caso o veículo destinado à locação sujeito à alíquota do IPVA favorecida de 1% seja alienado, será devida a complementação do valor do imposto, calculado pelas alíquotas previstas para a sua categoria, de forma proporcional ao número de dias restantes para o fim do exercício.

Deputados da base do governo destacam geração de empregos

Os deputados João Vitor Xavier (Cidadania), Duarte Bechir (PSD), Arlen Santiago (Avante), Coronel Sandro (PL) e Arnaldo Silva (União) encaminharam a votação em defesa do projeto.

Segundo eles, a isenção tributária seria fundamental para manter em Minas Gerais 12 mil empregos diretos no setor de locação de carros.

Oposição critica isenção fiscal

O benefício tributário para as locadoras de veículos foi combatido por deputados da oposição. Eles questionaram que o governador quer aderir ao Regime de Recuperação Fiscal, que prevê duras restrições de gastos no Estado, sob o argumento de dificuldades financeiras e, ao mesmo tempo, busca conceder benefícios que podem chegar a R$ 1,5 bilhão para as locadoras de automóveis.

Para os parlamentares, com o dinheiro da renúncia fiscal poderiam ser realizadas muitas obras e melhorias em diferentes áreas para beneficiar todos os mineiros. A deputada Beatriz Cerqueira (PT) afirmou que o projeto vai na contramão das necessidades da população.

Os deputados Sargento Rodrigues (PL), Macaé Evaristo (PT), Leleco Pimentel (PT), Cristiano Silveira (PT), Professor Cleiton (PV), Andreia de Jesus (PT), Betão (PT) e Ulysses Gomes (PT) também encaminharam voto contrário ao projeto.

Fonte: hojeemdia.com.br

Assembleia de Minas mantém locadoras pagando alíquota de 1% do IPVA
plugins premium WordPress
Receba as últimas notícias

Assine a nossa news gratuitamente.
Mantenha-se atualizado com
as notícias mais relevantes diretamente em seu e-mail.