Locadoras impulsionam mercado de veículos em MG

Locadoras impulsionam mercado de veículos em Minas Gerais. Dados da Fenabrave apontam alta de 18,4% nos emplacamentos em fevereiro

As vendas de veículos novos aumentaram em Minas Gerais, no segundo mês de 2024. Os emplacamentos somaram 41,3 mil unidades no período, o que representa alta de 15,7% no confronto com janeiro (35,7 mil), e 18,48% em relação a fevereiro de 2023 (34,8 mil). Os dados foram divulgados pela Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave).

Foram licenciadas 319,3 mil unidades de zero quilômetro no Brasil no segundo mês do ano, segundo a federação. A alta frente a fevereiro de 2023 (245,3 mil) foi de 30,1%. Mas em comparação a janeiro, o desempenho nacional obteve leve queda de 0,98%, o que difere do crescimento mensal das vendas em Minas Gerais. A explicação está nas compras das locadoras de veículos do Estado.

As vendas de automóveis e comerciais leves das concessionárias de Minas Gerais ao consumidor comum e pessoa jurídica, como empresas e produtores rurais, caíram 4% em fevereiro. Mas as locadoras são responsáveis por cerca de 64% de todas as vendas dessas categorias no Estado.

Elas compram diretamente das fábricas automobilísticas, sem intermédio das concessionárias.

“Para entender o mercado em Minas, nós temos uma distorção no licenciamento de veículos. Aqui, nós temos uma situação completamente atípica no mercado”, afirma o diretor-executivo da Fenabrave no Estado, Carlos Barreto.

Ele explica que as vendas nas concessionárias caíram devido ao menor número de dias úteis e pelo Carnaval. A expectativa do setor é que as vendas cresçam de 5% a 6% neste ano. “Acredito que seja pela tendência dos juros, que é cair. À medida que os juros caiam, as vendas tendem a crescer porque o consumidor vai retirar o dinheiro da aplicação financeira e fazer a compra”, considera Barreto.

Vendas de veículos no ano em Minas Gerais

Com a ressalva das locadoras, no acumulado deste ano, de acordo com a Fenabrave, as comercializações de veículos zero quilômetro em Minas Gerais alcançaram o total de 77 mil unidades, representando um aumento de 2,79% na comparação com o mesmo período de 2023.

Automóveis e comerciais leves, com 50,4 mil emplacamentos, registraram queda de 3,87% em relação ao mesmo período do ano passado (52,4 mil). Veículos pesados, com 2.929 unidades vendidas, também foi outra categoria com queda (-3,05%). Já as vendas de motos no Estado, com 20,8 mil unidades licenciadas, registraram crescimento de 20,7%.

Vendas de zero quilômetro em Belo Horizonte

Na capital mineira, foram 23,5 mil veículos novos emplacados, volume 8,69% maior que o de fevereiro do ano passado (21,6 mil) e 43,15% maior ao de janeiro (16,4 mil). Favorecido pela compra das locadoras sediadas em Belo Horizonte, o segmento de automóveis e comerciais leves, com 20,6 mil emplacamentos, puxou o desempenho para cima, com alta de 50,3% em relação a janeiro. Veículos pesados, com 613 unidades vendidas, e outras 2,2 mil motos licenciadas, também registraram crescimento.

Fonte: diariodocomercio.com.br

Locadoras impulsionam mercado de veículos em Minas

plugins premium WordPress
Receba as últimas notícias

Assine a nossa news gratuitamente.
Mantenha-se atualizado com
as notícias mais relevantes diretamente em seu e-mail.