Scania cria empresa de locação de caminhões elétricos
Juna da Scania traz inovador modelo de negócio
Além de incluir acesso aos caminhões elétricos, a Juna vai oferecer serviços como reparos e manutenção. Bem como telemetria, seguros, entre outros. Ou seja, terá os mesmos serviços já oferecidos pela Scania na forma tradicional.
Todavia, é por meio dos serviços de telemetria que a Juna vai cobrar a locação. Com o monitoramento em tempo real do veículo, a locadora poderá calcular o km rodado, assim como rotas utilizadas, carga transportada, etc. Do mesmo modo, com o aparato da Sender Technologies, vai oferecer estudos de rota para otimizar a autonomia dos veículos pesados.
Projeto piloto
Seja como for, o primeiro caminhão da Juna já começou a operar na Europa. Foi locado para a empresa FMCG, de Stuttgart, na Alemanha. O modelo atua nas mesmas rotas que os caminhões equivalentes a diesel da transportadora já rodam. Porém, o caminhão tem potencial para alcançar uma redução anual de 93 toneladas de emissões de CO2. Isso conforme avaliações preliminares da locadora.
“Este é um momento crucial para a nossa indústria. Temos o desafio, por meio dessa parceria, de aumentar a adoção dos caminhões elétricos. Vale lembrar que ao menos 70% de todos os caminhões da Europa pertencem a pequenas transportadoras com menos de 10 veículos na frota. Ou seja, a combinação da oferta de pagamento por utilização da Juna deve ajudar a aumentar a procura por esses modelos”, declarou o CEO da Sender, David Nothacker.
Fonte: estradao.estadao.com.br