Concessionárias demonstram interesse em carros por assinatura
Automóveis por assinatura: com aumento dos preços nos carros novos e seminovos nos últimos anos, as fabricantes e locadoras investiram nessa forma de negócio, que agora também interessa aos concessionários.
Segundo a Associação Brasileira de Locadoras de Automóveis (ABLA) , entre janeiro e setembro de 2022, o setor cresceu 16,4% e metade da frota das locadoras de veículos do país são destinadas à terceirização de frota , que engloba também os veículos por assinatura .
A consultoria indiana Data Bridge Market Research estima que o setor irá crescer 14% ao ano , movimentando 12,2 milhões de dólares até 2028 . No Brasil, diversos fabricantes já oferecem veículos por assinatura, e a Volkswagen chamou atenção por lançar seus carros elétricos ID.4 e ID.BUZZ somente nesta modalidade de negócio.
Muitos consumidores entendem que é mais vantajoso um veículo por assinatura, visto que os planos contemplam manutenção , seguro e documentação . Em um financiamento, por exemplo, o cliente pagaria os juros bancários, teria que lidar com licenciamento anual e as revisões na concessionária, além do seguro e da desvalorização do veículo.
“Ao disponibilizar a assinatura de veículos 100% on-line, sem fronteiras geográficas, democratizamos o acesso a automóveis de qualidade e permitimos que pessoas de qualquer lugar desfrutem de um veículo sem as complicações do processo de compra. A digitalização está trazendo resultados sólidos, permitindo que o consumidor seja fidelizado e tenha liberdade financeira de aplicar seu dinheiro para outros fins”, explica Carlos Venceslau, gestor da V12 Assinaturas.
Segundo Cesar Cantarella, CEO da Dealersites, é de extrema importância para as locadoras possuírem uma presença digital consolidada:
“Com o catálogo on-line, o consumidor não precisa mais percorrer diversas lojas, podendo comprar ou assinar seu próximo carro de qualquer lugar. No entanto, a jornada totalmente digital ainda precisa amadurecer nos próximos anos antes de se tornar a principal forma de se adquirir um automóvel”, complementa.
Concessionárias demonstram interesse em carros por assinatura