Anfavea prevê recuperação em 2015, mas com primeiro semestre difícil

anfa

De Valor Online

Sem antecipar suas previsões para o ano que vem, a Anfavea, entidade que abriga as montadoras instaladas no Brasil, disse nesta segunda-feira que 2015 deve ser um ano melhor do que 2014, quando o consumo de veículos no país, nas contas da associação, deve marcar queda de 5,4%.
Apesar disso, o presidente da Anfavea, Luiz Moan, ponderou que os primeiros três ou quatro meses do ano que vem devem ser um período difícil para a economia, dados os ajustes de política econômica previstos no primeiro ano do governo, independentemente do partido vencedor nas eleições de outubro. “Todo governo sempre coloca os primeiros 100 dias como os dias típicos de ajustes da macroeconomia. Normalmente é um período um pouco mais turbulento”, afirmou Moan durante congresso organizado pela empresa de mídia Automotive Business na capital paulista.
O executivo disse que o primeiro semestre foi “extremamente difícil” para o setor, em virtude de uma deterioração na percepção e confiança sobre os rumos da economia. “Estamos sofrendo o efeito dominó das más notícias.”
Moan voltou a dizer que espera uma recuperação do mercado no segundo semestre, lembrando que o período é tradicionalmente mais aquecido e que as montadoras terão mais dias de venda.
Ele citou ainda que o setor não terá mais o desempenho afetado por problemas ligados aos financiamentos do BNDES a bens de capital, cujos atrasos de regulamentação e burocracia prejudicaram as vendas de veículos comerciais no início do ano.
Após dizer que o mercado de automóveis sofreu com a seletividade bancária nas liberações de empréstimos, Moan mostrou otimismo com a injeção de liquidez no sistema financeiro, após o Banco Central aliviar os depósitos compulsórios e a exigência de capital nos financiamentos ao consumo. “Setembro e outubro serão melhores do que agosto”, apostou o executivo.
fonte: ABLA

plugins premium WordPress
Receba as últimas notícias

Assine a nossa news gratuitamente.
Mantenha-se atualizado com
as notícias mais relevantes diretamente em seu e-mail.