Caoa Chery passa Ford e entra para top 10 de vendas no País

O mês de junho marcou uma alteração bem simbólica do mercado automotivo brasileiro, com a Caoa Chery passando a figurar entrar as 10 montadoras que mais comercializam veículos por aqui. A marca sino-brasileira superou a norte-americana Ford, que recentemente encerrou suas atividades nas fábricas no País.

Em maio, a Caoa Chery registrou 3.183 unidades vendidas, enquanto a Ford teve 2.943 veículos comercializados. Somando todos os números de janeiro até maio, a Ford ainda está à frente com cerca de 10 mil veículos a mais nos números consolidados, diferença que deverá cair nos próximos meses.

O veículo mais emplacado da Caoa Cherry em maio foi o SUV Tiggo 5x, com 1.133 unidades (35,6% das vendas da marca), seguido pelo Tiggo 8 (também SUV, de 7 lugares) com 846 unidades (26,5%).

Marca quer acelerar com novo modelo

Uma das principais apostas da marca é o novo Tiggo 3X, SUV compacto que estreia no Brasil em duas versões, Plus e Pro, sendo ofertado a partir de R$ 94.990. O modelo chega para disputar um mercado bem concorrido com VW Nivus e Renault Duster.

Projetado sobre a base do Tiggo 2, ele recebeu mudanças de design, como a parte superior da dianteira com iluminação em LED e um novo conjunto óptico na parte inferior do para-choque, que foi redesenhado.

O mesmo aconteceu com a grade frontal, que recebeu apliques cromados. As rodas de liga leve são de 16 polegadas e a traseira ganhou um friso sobre o porta-malas em preto brilhante. A parte inferior do para-choque traseiro foi redesenhada.

O acabamento do 3X melhorou em relação ao do Tiggo 2, com materiais mais nobres, recebendo até um melhor isolamento acústico. A central multimídia tem tela de 9 polegadas, enquanto o painel digital é de 7 polegadas.

A versão de série tem alguns itens de segurança bem interessantes, como controle de estabilidade e tração, assistente de partida em rampa e assistente de velocidade em descida, item que costuma equipar somente veículos acima desse segmento.

O motor 1.0 turbo produz até 104 cv de potência e 17 kgfm de torque e a transmissão CVT simula 9 marchas. O Tiggo 3X está disponível em todas as concessionárias da marca.

Ford na origem

Uma curiosidade sobre essa mudança no ranking de vendas é que o nome Caoa foi originado de Carlos Alberto de Oliveira Andrade, executivo que fundou o grupo após ter comprado justamente uma concessionária da Ford na Paraíba, em 1979.

Posteriormente, em 1985, a Caoa se tornou a maior revendedora de veículos Ford no Brasil e 21 anos depois a marca conseguiu ser a maior da América Latina. A Caoa também trabalhou com a Renault, Subaru e Hyundai e, em 2017, comprou 50% da Chery, acelerando seu crescimento no mercado brasileiro.

Com 119 lojas no País, a Caoa Chery planeja chegar em 150 concessionárias até o final de 2021.

Fonte: icarros.com.br

plugins premium WordPress
Receba as últimas notícias

Assine a nossa news gratuitamente.
Mantenha-se atualizado com
as notícias mais relevantes diretamente em seu e-mail.