Curitiba testa tecnologia para ônibus autônomos

O sistema VIA Mobile 360 ADAS, que viabiliza a navegação de ônibus e outros veículos sem motoristas presenciais, começou a ser avaliado no Brasil, mais precisamente na região metropolitana de Curitiba – PR. Desenvolvida pela VIA Technologies, o recurso tem sido testado com êxito na China e a expectativa é que, após as experiências no Brasil, seja, em breve, adotado em grande escala.

Projetado e construído pela montadora chinesa Enchi Auto, o ônibus elétrico EV Bus é capaz de trafegar sem um condutor humano graças ao VIA Mobile 360 ADAS, capaz de captar imagens de tudo o que acontece ao redor do veículo, interpretá-las e compará-las a outras informações enviadas por outras fontes, como o GPS, por exemplo. Os dados são combinados e encaminhados à central do veículo, uma plataforma de big data que define os comandos que farão o ônibus ter uma reação adequada e instantânea em cada situação.

Quatro câmeras externas realizam uma visualização de 360º ao redor do veículo que é potencializada pelo ADAS (Advanced Driver Assistance Systems), sensor localizado na dianteira do ônibus que, dotado de um software analítico, identifica e interpreta todas as variáveis envolvidas na condução, como distanciamento das faixas de rolagem, limite de velocidade da via e interpretação dos semáforos (se estão vermelhos ou verdes) e da sinalização.

O sistema autônomo de condução utiliza algoritmos para, a partir dos dados recebidos do ADAS, manter o veículo a uma distância segura dos demais, trafegar a uma velocidade adequada ou adotar um modo segurança quando há pedestres próximos da via. Se houver um afastamento das faixas, o sistema corrige a rota imediatamente. Caso surja um obstáculo, o ônibus para sozinho e retoma o movimento assim que possível.

Dados como localização, trajeto, paradas programadas, velocidade e status dos principais componentes aparecem, em tempo real, em uma tela localizada no interior do ônibus, para que os passageiros possam saber tudo o que está acontecendo. O sistema também identifica o número de passageiros e quando alguém quer descer ou entrar no ônibus, para que o veículo realize os comandos adequados.

Fonte: Canal Tech

plugins premium WordPress
Receba as últimas notícias

Assine a nossa news gratuitamente.
Mantenha-se atualizado com
as notícias mais relevantes diretamente em seu e-mail.