Mercado brasileiro lidera crescimento global em 2024

Mercado brasileiro lidera crescimento global em 2024 e projeta nova alta para 2025

Houve um aumento das entregas a locadoras, que estão renovando suas frotas

O setor automotivo brasileiro encerra 2024 com números expressivos, consolidando-se como o mercado com maior crescimento entre os principais players globais. A Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (ANFAVEA) revelou os resultados do ano, marcados pelo melhor segundo semestre da última década. A produção, os emplacamentos e as exportações tiveram saltos de 26,2%, 32% e 44,2%, respectivamente, quando comparados ao primeiro semestre.

De acordo com Márcio de Lima Leite, presidente da ANFAVEA, “o Brasil foi o que mais cresceu entre os principais mercados do mundo. Esperamos começar o ano nesse ritmo acelerado e fazer de 2025 o último degrau antes da volta ao patamar dos 3 milhões de unidades vendidas”. O desempenho reflete a expansão do crédito, combinada ao maior emprego e renda. Também houve um aumento das entregas a locadoras, que estão renovando suas frotas. Fora isso, nos últimos meses, as exportações, que estavam em baixa, reagiram.

Produção e mercado interno

A produção de veículos alcançou 2,574 milhões de unidades em 2024, um aumento de 10,7% em relação a 2023, enquanto os emplacamentos chegaram a 2,65 milhões, alta de 15%. O segmento de caminhões e ônibus também apresentou resultados sólidos, com crescimentos de 15% e 8,5%, respectivamente.

Apesar disso, as importações cresceram 31,5%, com destaque para veículos chineses, elevando a participação de importados para 17,4%, a maior em 10 anos. “Este desequilíbrio na balança comercial, por conta de baixo Imposto de Importação para elétricos e híbridos, impediu que fabricantes de veículos aqui instalados obtivessem uma recuperação ainda mais robusta”, comentou Lima Leite.

Para 2025, a expectativa é de um crescimento de 6,8% na produção, alcançando 2,749 milhões de unidades. No mercado interno, as vendas projetadas são de 2,802 milhões de veículos, um acréscimo de 5,6%.

Exportações e geração de empregos

As exportações, que vinham estagnadas, devem fechar 2024 com 402,6 mil unidades, queda de 0,3% em relação ao ano anterior. Contudo, a recuperação começou no segundo semestre, impulsionada pela retomada de mercados como Argentina e Uruguai. Para 2025, espera-se um aumento de 6,2%, totalizando 428 mil unidades exportadas.

Além dos números de produção e vendas, o setor automotivo trouxe boas notícias no âmbito do emprego. Foram gerados 10 mil postos diretos em empresas associadas, contribuindo para um total de 100 mil vagas em toda a cadeia automotiva. “Nosso setor é responsável por 1,3 milhão de empregos de alta qualificação, e esperamos que o atual ciclo de investimentos anunciado, de R$ 130 bilhões, abra ainda mais postos de trabalho, especialmente em pesquisa e desenvolvimento”, concluiu o presidente da ANFAVEA.

 

Mercado brasileiro lidera crescimento global em 2024 e projeta nova alta para 2025

plugins premium WordPress
Receba as últimas notícias

Assine a nossa news gratuitamente.
Mantenha-se atualizado com
as notícias mais relevantes diretamente em seu e-mail.