Peugeot completa a renovação da linha com o Novo 408
Preço do sedã parte de R$ 75.990; a garantia é de três anos
A Peugeot reafirma sua estratégia de reposicionamento de marca no país e renovação da gama de produtos com mais um lançamento, agora do Novo 408. A exemplo do 308, o sedã também é fabricado no Centro de Produção de Palomar, na Argentina, e incorpora a nova identidade visual da montadora, inspirada nos carros conceitos Exalt e Onix.
Visualmente, o volume do capô do veículo se prolonga até a nova grade frontal, que possui barras cromadas e agora integra o logotipo do leão. Os faróis de máscara cromada estão mais afilados e tiveram o interior retrabalhado. O novo para-choque tem acabamento na cor da carroceria e possui uma grade inferior que atravessa todo a dianteira e destaca sutilmente sua largura. A peça termina com um friso cromado que abriga as luzes diurnas em LED e os faróis de neblina.
Na lateral, o modelo é marcado por novas rodas de 17 polegadas, com 12 raios sólidos e acabamento diamantado na versão topo de gama (Griffe). Já na traseira, o para-choque foi inteiramente redesenhado e traz novas lanternas com iluminação em LED de nova geração conferindo.
Quando o assunto é o interior, o motorista agora dispõe de um novo volante revestido em couro, coluna de direção com regulagem de altura e profundidade e com comando do rádio, que integra o limitador e o regulador de velocidade. Na lista de conforto destaca-se ainda ar-condicionado automático Bi-Zone, que permite regulagens de diferentes temperaturas para condutor e passageiros, independentemente da temperatura externa.
Além disso, o sedã conta com retrovisores externos elétricos, vidros elétricos sequenciais com sistema anti-esmagamento, acendimento automático dos faróis e do limpador do para-brisa indexado à velocidade do veículo, bancos com revestimento parcial em couro e sensor de estacionamento traseiro – câmera de ré e sensor de estacionamento dianteiro são itens de série para a versão Griffe.
Com a reestilização, o painel do 408 recebeu um quadro de instrumentos de fundo branco com novos grafismos e materiais, a exemplo do black piano, que permeia todo o console. Os bancos também foram alvo de modificações em sua estrutura interna e na densidade da espuma. A isso se soma o revestimento em couro perfurado da versão Griffe.
Tecnologia
Na lista de itens de tecnologia estão nova central multimídia com tela sensível ao toque de sete polegadas. Ela integra rádio AM/FM com memória; leitor de MP3 e fotos; conexão para USB/iPod, entrada auxiliar e Bluetooth para chamadas (quando o usuário dispõe de um telefone com esta característica), que transporta o catálogo de endereços do celular para a tela; audiostreaming (permite ao usuário ouvir músicas registradas no celular ou em um aparelho MP3 sem necessidade de cabo); computador de bordo com ajustes do veículo; função Jukebox: 16 GB de memória interna para armazenar a seleção de músicas em MP3 (versão Griffe); indicações dos sensores de estacionamento e câmera de ré integrada (versão Griffe) e navegação por GPS com mapas da América Latina (versão Griffe).
Outras funções são Mirroscreen (Mirror Link e Carplay), que permite o espelhamento do smartphone na tela do veículo, e Link My Peugeot, aplicativo gratuito para celulares, disponível tanto para Android quanto para iOS, no qual é possível monitorar o consumo de combustível, continuar a navegação depois de estacionar o carro e localizar onde o veículo foi estacionado, entre outros.
Motorização e câmbio
Após a estreia no SUV compacto 2008 e a disponibilidade no novo 308, o motor turbo THP Flex de 173 cv a 6.000 rpm e torque máximo de 24,5 kgfm já a partir de 1.400 rpm, permanecendo constante até 4.000 rpm – números referentes ao abastecimento com etanol -, agora também equipa o 408, na versão Griffe.
Associado a este propulsor, a Peugeot passa a oferecer a nova transmissão automática EAT6, que introduz a função “ECO”. Ao mudar o mapeamento do motor e as leis de passagens de marcha, a caixa prioriza a economia no consumo de combustível, que chegou a até 7% em uso urbano. As relações de marcha do câmbio foram alongadas em 11%, a atuação do freio motor foi reduzida, a estratégia de travamento das marchas sobre piso plano foi otimizada e, por fim, foi implantada a função RDT (Redução de Tração), que diminui as vibrações em marcha lenta quando a transmissão se encontra na posição Drive.
Na versão Allure Automática, o sedã conta com o motor 2.0 16V VVT Flex. O propulsor de quatro cilindros e duplo comando de válvulas, gera potência máxima de 151 cv a 6.000 rpm quando abastecido com etanol (143 cv a gasolina). O torque máximo alcança 22 kgfm a 4.000 rpm, também abastecido com etanol (20 kgfm a 4.000 rpm no caso da gasolina). Esse conjunto é associado à caixa automática de seis velocidades AT6 com opção de trocas de marchas manual.
Segurança
Em termos de segurança, o novo 408 traz, como item de série, alarme, sistema ISOFIX para retenção de cadeiras infantis, seis airbags (dois frontais, dois laterais e dois do tipo cortina, com oito pontos de proteção), cinco cintos de segurança com três pontos (com pré-tensionadores pirotécnicos e bloqueio de folga para os cintos dianteiros) e apoios de cabeça dianteiros e traseiros disponíveis para os cinco ocupantes.
Ele vem equipado ainda com sistema de frenagem antitravamento (ABS) de última geração com repartidor eletrônico de frenagem (REF) e auxílio à frenagem de emergência (AFU) e controle de estabilidade (ESP). O acendimento automático do pisca-alerta em caso de forte desaceleração completa este dispositivo.
Cores e preços
O Novo 408 está disponível nas cores Gris Grafito (base) Branco Banquise (especial), duas metálicas (Preto Perla Nera, Cinza Aluminium) e uma perolizada (Branco Nacré), e seu preço é o seguinte: R$ 75.990 (408 Allure 2.0 BVA) e R$ 86.990 (408 Griffe 1.6 THP).
Segundo a Peugeot, o veículo tem três anos de garantia total; revisões com preços fixos para toda a rede de concessionárias do país; pacotes de peças e serviços também com preços fixos e mão de obra inclusa – dessa forma o cliente paga o mesmo valor pelo serviço em qualquer concessionária do País -, e três anos de Peugeot Assistance (serviço de assistência exclusivo da marca disponível gratuitamente em todo o Brasil 24 horas por dia).
Fonte: Garagem 360