Prestígio sobre quatro rodas
Ranking de veículos e do transporte revelam como a tradição é importante na construção das marcas
O diretor de Marketing da Volkswagen do Brasil, Axel Schroeder
Desejo, necessidade, ferramenta de trabalho. As montadoras que produzem os principais modelos de veículos consumidos pelos brasileiros foram também avaliadas pela opinião pública dos mineiros. A pesquisa Marcas Mais Prestigiadas em Minas apresenta as empresas com maior reputação e credibilidade: Fiat, Volkswagen e Toyota lideram o ranking, logo seguidas por Honda, Hyundai, Ford, GM, Audi e Renault. O ranking traz também as marcas de empresas que se destacaram em 2014 no segmento do transporte: Localiza, Unidas, Locamérica e Lokamig.Na segunda colocação, a Volkswagen também se destaca em oitava posição no ranking geral, além de ser medalha de prata em seu segmento. Admirada pelos mineiros, a Volkswagen também está no ranking das 10 melhores para se recomendar produtos e serviços, para se investir e também é listada entre as mais admiradas e confiáveis.
A Toyota, além de medalha de bronze em seu segmento, brilha no ranking das 10 mais confiáveis eleitas pelos mineiros. A montadora, assim como a Fiat, está também nos rankings das melhores para se trabalhar, para se investir e para recomendar produtos e serviços.
Instalada no Brasil desde 1953, a Volkswagen do Brasil é uma das maiores empresas privadas do país. A empresa conta com a maior rede de distribuição, com aproximadamente 600 concessionárias no território nacional, e cerca de 20 mil empregados em quatro fábricas no país. A Volkswagen do Brasil é uma das marcas que mais comercializaram automóveis na história da indústria automobilística brasileira. Dos seus 62 anos de operações, 51 anos foram marcados pela liderança de um modelo da marca no ranking de automóveis mais vendidos do Brasil: foram 24 anos do Fusca e 27 anos consecutivos de liderança do Gol.
“A reputação é tudo. O consumidor precisa enxergar a marca como um parceiro confiável, especialmente para produtos de longa duração, como é o caso de um automóvel”, diz Axel Schroeder, diretor de Marketing da Volkswagen do Brasil. Segundo ele, o carro para o brasileiro é, na maioria dos casos, uma conquista. “Nós, da Volkswagen, compartilhamos desse sentimento com nossos clientes. É preciso haver muita confiança e segurança para que o consumidor faça sua escolha por um automóvel. É por isso que a reputação, associada à confiança na marca é o ativo mais valioso para a Volkswagen do Brasil.”
LOCADORAS Com cerca de 3 mil pontos de locação de carros em todo o Brasil, sendo 300 só em Minas Gerais, o mercado das locadoras no país está crescendo. Para se ter uma ideia, a frota nacional dessas empresas mais do que dobrou em sete anos, passando de 223 mil carros, em 2005, para 489 mil, em 2012, conforme últimos dados da Associação Brasileira das Locadoras de Automóveis (Abla). Mesmo com as facilidades de crédito para a compra de automotivos nos últimos anos, o aluguel é considerado um ótimo negócio e caminha a passos largos. É nesse cenário que, segundo a pesquisa Marcas Mais Prestigiadas em Minas Gerais, no segmento Transporte, a Localiza – empresa mineira e há 42 anos no mercado – aparece no topo do ranking. Considerada a maior rede de aluguel de carros da América Latina, com 534 agências e 118 mil veículos em nove países, a empresa tem como objetivo crescer ainda mais, conciliando bom atendimento e inovação.
Foi em 1943, em Belo Horizonte, que surgiu a Localiza, oferecendo seis Fuscas usados, comprados a crédito, para o aluguel. Na época, contava com a força de trabalho do seus quatro fundadores. “Hoje, temos mais de 7 mil funcionários, atuamos em nove países. Além do Brasil, estamos na Argentina, Bolívia, Chile, Colômbia, Equador, Paraguai, Peru e Uruguai”, comenta o diretor de Marketing da companhia, Herbert Viana.
Segundo o executivo, o que faz da marca um diferencial é a consistência e persistência em tratar bem o seu cliente. “Fazemos a diferença no nosso atendimento em todas as etapas”, garante. Uma das estratégias da empresa é, conforme destaca, não ter uma unidade de resposta automática (URA), que são aquelas ligações gravadas. “O cliente, quando liga para cá, é prontamente atendido pelo nosso departamento de call center”, avisa. Além dessa estratégia, a Localiza prioriza o bom relacionamento, tanto para a venda quanto para reclamações. “Muitas empresas só tratam bem o seu cliente quando ele vai fechar um negócio. Nossa filosofia é tratá-lo sempre bem, independentemente da situação”, complementa.
Esse tipo de atenção com a clientela, de acordo com Herbert, é um ponto forte que justifica a colocação da empresa no ranking da pesquisa. “Esse é o nosso diferencial, e termos sidos lembrados espontaneamente pelo consumidor mineiro, que é extremamente exigente, é motivo de muito orgulho para nós. A marca estar na mente das pessoas é sinal de que o nosso objetivo de atendimento está sendo alcançado”, afirma. Em quarto lugar no segmento Transporte, a Lokamig, segundo o diretor-geral do grupo, Saulo Fróes, possui uma frota mais nova e completa e, além disso, tem segurança, credibilidade e qualidade de serviço. Para este ano, a locadora inaugura uma nova loja exclusiva para o cliente corporativo, na Avenida Amazonas. “A nova unidade terá 3 mil metros quadrados e vem sendo preparada para oferecer um diferencial ao cliente corporativo, com mais qualidade no serviço prestado e redução de custo. Com isso, a empresa passa a ter uma loja exclusiva para pessoa física e outra para pessoa jurídica, no Bairro Barroca. As duas são pioneiras no mercado em todo o Brasil”, destaca Saulo. Para ele, a Lokamig estar no ranking representa a certeza de que a empresa está no caminho certo. “Uma marca que tem imagem positiva, forma opinião, transmite segurança, qualidade e, acima de tudo, confiança”, diz.
RECONHECIMENTO
Ranking das marcas de veículos preferidas
1º FIAT
2º VOLKSWAGEN
3º TOYOTA
4º HONDA
5º HYUNDAI
6º FORD
7º GM
8º AUDI
9º RENAULT
QUALIDADE
Ranking das locadoras de veículos
1º LOCALIZA
2º UNIDAS
3º LOCAMÈRICA
4º LOKAMIG
A Toyota, além de medalha de bronze em seu segmento, brilha no ranking das 10 mais confiáveis eleitas pelos mineiros. A montadora, assim como a Fiat, está também nos rankings das melhores para se trabalhar, para se investir e para recomendar produtos e serviços.
Instalada no Brasil desde 1953, a Volkswagen do Brasil é uma das maiores empresas privadas do país. A empresa conta com a maior rede de distribuição, com aproximadamente 600 concessionárias no território nacional, e cerca de 20 mil empregados em quatro fábricas no país. A Volkswagen do Brasil é uma das marcas que mais comercializaram automóveis na história da indústria automobilística brasileira. Dos seus 62 anos de operações, 51 anos foram marcados pela liderança de um modelo da marca no ranking de automóveis mais vendidos do Brasil: foram 24 anos do Fusca e 27 anos consecutivos de liderança do Gol.
“A reputação é tudo. O consumidor precisa enxergar a marca como um parceiro confiável, especialmente para produtos de longa duração, como é o caso de um automóvel”, diz Axel Schroeder, diretor de Marketing da Volkswagen do Brasil. Segundo ele, o carro para o brasileiro é, na maioria dos casos, uma conquista. “Nós, da Volkswagen, compartilhamos desse sentimento com nossos clientes. É preciso haver muita confiança e segurança para que o consumidor faça sua escolha por um automóvel. É por isso que a reputação, associada à confiança na marca é o ativo mais valioso para a Volkswagen do Brasil.”
LOCADORAS Com cerca de 3 mil pontos de locação de carros em todo o Brasil, sendo 300 só em Minas Gerais, o mercado das locadoras no país está crescendo. Para se ter uma ideia, a frota nacional dessas empresas mais do que dobrou em sete anos, passando de 223 mil carros, em 2005, para 489 mil, em 2012, conforme últimos dados da Associação Brasileira das Locadoras de Automóveis (Abla). Mesmo com as facilidades de crédito para a compra de automotivos nos últimos anos, o aluguel é considerado um ótimo negócio e caminha a passos largos. É nesse cenário que, segundo a pesquisa Marcas Mais Prestigiadas em Minas Gerais, no segmento Transporte, a Localiza – empresa mineira e há 42 anos no mercado – aparece no topo do ranking. Considerada a maior rede de aluguel de carros da América Latina, com 534 agências e 118 mil veículos em nove países, a empresa tem como objetivo crescer ainda mais, conciliando bom atendimento e inovação.
Foi em 1943, em Belo Horizonte, que surgiu a Localiza, oferecendo seis Fuscas usados, comprados a crédito, para o aluguel. Na época, contava com a força de trabalho do seus quatro fundadores. “Hoje, temos mais de 7 mil funcionários, atuamos em nove países. Além do Brasil, estamos na Argentina, Bolívia, Chile, Colômbia, Equador, Paraguai, Peru e Uruguai”, comenta o diretor de Marketing da companhia, Herbert Viana.
Segundo o executivo, o que faz da marca um diferencial é a consistência e persistência em tratar bem o seu cliente. “Fazemos a diferença no nosso atendimento em todas as etapas”, garante. Uma das estratégias da empresa é, conforme destaca, não ter uma unidade de resposta automática (URA), que são aquelas ligações gravadas. “O cliente, quando liga para cá, é prontamente atendido pelo nosso departamento de call center”, avisa. Além dessa estratégia, a Localiza prioriza o bom relacionamento, tanto para a venda quanto para reclamações. “Muitas empresas só tratam bem o seu cliente quando ele vai fechar um negócio. Nossa filosofia é tratá-lo sempre bem, independentemente da situação”, complementa.
Esse tipo de atenção com a clientela, de acordo com Herbert, é um ponto forte que justifica a colocação da empresa no ranking da pesquisa. “Esse é o nosso diferencial, e termos sidos lembrados espontaneamente pelo consumidor mineiro, que é extremamente exigente, é motivo de muito orgulho para nós. A marca estar na mente das pessoas é sinal de que o nosso objetivo de atendimento está sendo alcançado”, afirma. Em quarto lugar no segmento Transporte, a Lokamig, segundo o diretor-geral do grupo, Saulo Fróes, possui uma frota mais nova e completa e, além disso, tem segurança, credibilidade e qualidade de serviço. Para este ano, a locadora inaugura uma nova loja exclusiva para o cliente corporativo, na Avenida Amazonas. “A nova unidade terá 3 mil metros quadrados e vem sendo preparada para oferecer um diferencial ao cliente corporativo, com mais qualidade no serviço prestado e redução de custo. Com isso, a empresa passa a ter uma loja exclusiva para pessoa física e outra para pessoa jurídica, no Bairro Barroca. As duas são pioneiras no mercado em todo o Brasil”, destaca Saulo. Para ele, a Lokamig estar no ranking representa a certeza de que a empresa está no caminho certo. “Uma marca que tem imagem positiva, forma opinião, transmite segurança, qualidade e, acima de tudo, confiança”, diz.
RECONHECIMENTO
Ranking das marcas de veículos preferidas
1º FIAT
2º VOLKSWAGEN
3º TOYOTA
4º HONDA
5º HYUNDAI
6º FORD
7º GM
8º AUDI
9º RENAULT
QUALIDADE
Ranking das locadoras de veículos
1º LOCALIZA
2º UNIDAS
3º LOCAMÈRICA
4º LOKAMIG
Fonte: Estado de Minas – Online