A importância do caixa para o crescimento de sua locadora
A importância do caixa para o crescimento de sua locadora
Carlos Tristão*
Vivemos há alguns anos uma euforia por parte de algumas locadoras em busca do crescimento. O excesso de capital, seja de crédito ou de investimentos, impulsionado por juros relativamente baixos e uma dose tripla de otimismo impulsionou isso.
Anos passaram, alguns esqueletos pelo caminho, e o cenário é outro. Agora, ficou mais caro crescer, tanto em dívida quanto em equity (investimentos em participações).
Sabemos o quão difícil é para uma locadora segurar o crescimento quando a demanda é alta, mas, em muitos casos é mais indicado preservar caixa do que pisar no acelerador e flertar com o perigo. Cabe à administração analisar a relação entre o ciclo operacional e financeiro de cada negócio x contrato, pois o capital de giro está caro e escasso. Investimentos de longo prazo (frota, filiais,) devem ser bem analisados, principalmente quando o perfil da dívida é de curto ou médio prazo (CDC, giro). O aumento da alavancagem hoje pode comprometer sua capacidade de crédito durante alguns invernos.
Neste sentido, ter caixa e aplicações pode ser o diferencial para a sobrevivência e até mesmo para aproveitar oportunidades de quem foi ao limite.
Sabemos que manter uma posição segura de caixa tem custo — o chamado “custo de carrego” ou negative carry, ou seja, a diferença entre o custo de captação e a remuneração das aplicações. Ainda assim, é um custo necessário por segurança e que, indiretamente, tende a ser neutralizado considerando a redução das novas captações. Lembrando, o dinheiro mais caro é justamente aquele que você não tem quando mais precisa!
Positivo
Receitas com locação
Venda de seminovos
Reembolsos operacionais
Outras receitas financeiras
Negativo
Custos e despesas operacionais
Atrasos e inadimplência
Investimentos
Impostos
Distribuição de dividendos
A discussão desse e de outras temas é pauta constante entre nossos clientes.
*Carlos Tristão – Executivo de M&A da GO2 Capital, boutique especialista em negócios no mundo Rental
A importância do caixa para o crescimento de sua locadora