Salão de Genebra mantém a tradição e destaca supercarros esportivos
Tradicional por sua reverência a veículos de alto desempenho, o Salão de Genebra deste ano exagera ao justificar a fama.
Há supercarros inatingíveis, peruas, cupês e até carro de videogame com nome de campeão mundial de F-1. Os utilitários também estão lá, mas no braço de ferro entre os modelos em exposição, os esportivos vencem.
O pavilhão de exposições tem um mezanino que reúne preparadoras independentes e marcas que atuam em nichos específicos. Nenhum lugar concentra mais gente do que o estande da Pininfarina, que exibe o Fittipaldi EF7.
Todos querem a atenção do idealizador do projeto, Emerson Fittipaldi, bicampeão de F-1 e campeão da Indy.
O bólido que leva seu nome tem 600 cv e uma versão virtual, feita para o game Gran Turismo Sport. Para o mundo real, serão feitas 39 unidades, número que remete ao número de vitórias (36) e de títulos do ex-piloto.
Mais adiante, a Porsche revela a perua Sport Turismo, que é baseada no sedã Panamera e já está confirmada para o mercado brasileiro.
A Audi é outra que faz de Genebra o território das supermáquinas. A marca alemã lança a nova geração do sedã RS 5 e a reestilização do hatch RS 3. A concorrente Mercedes contra-ataca com o conceito AMG GT de quatro portas e mais de 800 cv.
Sempre presente no salão suíço, a Ferrari mostra a 812 Superfast. Com 800 cv, é o modelo produzido em série mais potente já feito nos 70 anos de história da marca. O inglês McLaren 720S chega perto, com 710 cv.
O visitante também encontra modelos mais “acessíveis”. Um deles é o Alpine 110, versão atualizada do legendário cupê dos anos 1960. Compacto e leve, é a prova de que tamanho e potência não são documentos.
RELEITURAS
A tradição de esportivos em Genebra é tão contagiante que até clássicos têm vez, mesmo que em releituras.
A Ruf, preparadora que tem autorização para modificar modelos da Porsche, apresenta o CTR 2017. O modelo tem visual que remete ao 911 dos anos 1980, mas a carroceria é feita de fibra de carbono e o motor tem 700 cv. O modelo comemora os 30 anos do Yellowbird, o carro mais célebre já feito pela Ruf.
No estande da Honda, o novo Civic Type-R aparece em destaque. A carroceria é do tipo hatchback e o motor tem 2.0 turbo de 310 cv –o dobro da potência das versões 2.0 flex do sedã vendido hoje no Brasil. O câmbio é manual, de seis marchas.
Essa versão não está nos planos da montadora japonesa para o mercado nacional. Se fosse importada, seu preço no país ultrapassaria os R$ 200 mil.
O Salão de Genebra está aberto ao público até o próximo domingo (19).
Fonte: Folha de S.Paulo