Vendas de carros eletrificados crescem 76%
Aliança pela Mobilidade Sustentável contribui para a evolução do mercado
Janeiro registrou aumento de 76% nos emplacamentos de carros eletrificados em relação ao mesmo mês do ano passado. A Aliança pela Mobilidade Sustentável, liderada pela 99, firmou recentemente parceria com o primeiro posto 100% elétrico do Brasil.
O mercado brasileiro de veículos elétricos encerrou janeiro com um recorde em emplacamentos para o mês. De acordo com a Associação Brasileira do Veículo Elétrico (ABVE), foram 4.503 unidades de veículos leves eletrificados (elétricos e híbridos) comercializados no período, um crescimento de 76% em relação a janeiro de 2022, e de 241% na comparação com o mesmo mês de 2021.
Para suportar esse crescimento, a Aliança pela Mobilidade Sustentável, liderada pela 99, firmou recentemente acordo com o primeiro posto 100% elétrico do país, fruto de uma parceria da Vibra com a EZVolt, start up que também integra a Aliança.
A Aliança tem como uma de suas metas contribuir com a criação de 10 mil pontos públicos de carregamento em todo o Brasil até 2025.
“O acesso ao veículo elétrico só é eficiente a partir do desenvolvimento da infraestrutura, da mesma forma que a estrutura só se justifica a partir do crescimento de mercado.
Por isso, trabalhamos fortemente em parceria com a Aliança pela Mobilidade Sustentável para crescermos, de forma conjunta, em ambas as frentes”, afirma Thiago Hipolito, diretor de Inovação e líder do DriverLAB na 99.
Comprometida com a democratização da eletromobilidade no país, a Aliança desempenha, desde abril de 2022, papel fundamental no fomento desse cenário por meio de ações concretas a partir da associação de 12 empresas dos mais variados setores que movimentam a cadeia de eletrificação de frota no Brasil. Para a 99, empresa de tecnologia voltada à mobilidade urbana e conveniência, isso é fundamental uma vez que o setor de transporte por aplicativo deve liderar a eletrificação no País, conforme estudo realizado pela McKinsey no final de 2022.
“O uso de veículos elétricos gera impactos positivos tanto na mobilidade urbana, quanto na economia que o motorista de aplicativo tem com o uso do carro eletrificado. Hoje, essa redução chega a 80% em relação ao modelo a combustão, quando analisamos os custos com combustível e manutenção. Sabemos, no entanto, que esse automóvel ainda tem um valor de aquisição alto para o motorista. Sendo assim, nossos esforços com a Aliança é trazer soluções socioeconômicas tanto para motorista e consumidores, quanto para o meio ambiente”, destaca Thiago Hipolito.
SOBRE A 99
A 99 é uma empresa de tecnologia que oferece conveniência e soluções para as necessidades dos brasileiros. O aplicativo faz parte da companhia global Didi Chuxing (“DiDi”) e no Brasil conecta milhões de pessoas a serviços de mobilidade, pagamentos e entregas.
Fonte: 99
Vendas de carros eletrificados crescem 76%