5 dicas para faturar alto nos Jogos Olímpicos

Sebrae estima que cerca de 195 mil micro e pequenas empresas de turismo podem se beneficiar com a exposição do Brasil em todo o mundo graças aos Jogos Olímpicos, que começam dentro de pouco mais de um mês, no Rio de Janeiro.
Muitos turistas estrangeiros deverão aproveitar ao máximo o momento das Olimpíadas para conhecer diversos destinos turísticos do país, oportunidade de negócio para pequenas empresas que atuam no setor de turismo, tanto aquelas que estão situadas nas cidades-sede quanto as demais que não receberão diretamente atividades do evento.
Pensando nisso, o Sebrae preparou uma série de dicas para que o empresário possa aproveitar as possibilidades geradas por ocasião das Olimpíadas, bem como para colher resultados duradouros para seu negócio, mesmo após o término do evento.
A cartilha Cinco dicas para ser competitivo nos Jogos Olímpicos – Rio 2016, disponível gratuitamente no Portal Sebrae, lista pequenas ações que a empresa de turismo deve colocar em prática para aproveitar a vinda dos turistas estrangeiros e fazer bons negócios antes, durante e depois do megaevento esportivo.
1. Adeque seus serviços aos turistas estrangeiros
Os turistas estrangeiros trazem consigo culturas e costumes diferentes. Dominar todas essas características específicas é uma questão muito complexa, porém, algumas precauções podem ser aplicadas para o bom atendimento ao estrangeiro:
– Esteja pronto para atender seu cliente em outros idiomas. Dê preferência ao inglês e ao espanhol.
– Personalize seus produtos. Pense em formas de marcar a experiência do seu cliente envolvendo situações em que ele se sinta misturado às culturas e populações locais.
2. Tenha um relacionamento online com os clientes
As empresas devem marcar constante presença on line para se manter competitivas no mercado. Estudo do Google de 2014 mostra que 65% dos turistas de lazer e 69% dos turistas de negócios recorrem à web para planejar suas viagens. Algumas ações simples podem ser implementadas para valorizar sua marca:
– Crie ou reforce sua imagem nas redes sociais, com um site, uma fanpage, um blog,  uma página no Instagram, um perfil no Twitter ou uma loja virtual, por exemplo.
– Utilize mecanismos para avaliar se seu conteúdo está de acordo com seu público-alvo. A quantidade de curtidas, compartilhamentos, respostas e pessoas alcançadas por suas postagens é um bom indicador.
3. Use o design como diferencial
O design é um elemento de diferenciação e inovação de produtos e serviços que aperfeiçoa a produção e reduz custos, valoriza a marca e aumenta a competitividade.
– Analise sua marca e verifique se ela transmite a imagem correta da empresa e de seus produtos e serviços.
– Use estratégias de design para o aperfeiçoamento do seu site. As informações principais devem estar dispostas de maneira clara e atrativa. Dê preferência para a utilização de imagens e gráficos.
4. Diversifique os canais de vendas
Adapte seus canais de venda para conseguir atingir pessoas com hábitos diferenciados de compra é essencial.
– Busque oportunidades na economia compartilhada. Plataformas como o Airbnb já permitem a oferta de produtos em seus canais, por exemplo.
– Aposte em sites e aplicativos de avaliação e recomendação, como o TripAdvisor.
5. Invista na responsabilidade socioambiental
Uma postura responsável do empreendimento faz com que sua imagem se fortaleça de forma positiva diante dos mercados em que atua e reduz custos operacionais.
– Prefira comprar em lojas próximas e de preferência para as que tenham práticas socioambientais em suas operações.
– Faça separação do seu lixo e destine corretamente os resíduos sólidos de sua empresa. Se seu empreendimento realiza essas ações, comunique. Atualmente, grande parte dos turistas dá preferência a empresas que possuem responsabilidade socioambiental.
Fonte: Peqquenas Empresas & Grandes Negócios

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