Alianças estratégicas

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Parcerias são vitais às empresas, fornecedores, distribuidores, agências de comunicação, entre outros fazem parte, de certa forma, do que é a empresa, e falando em pontos fortes e fracos, planejamento estratégico, seria interessante escolher fazer alianças com empresa que compartilham da mesma cultura organizacional, ou que fortaleçam os pontos fracos da organização.
Kotler, nos fala, As empresas estão descobrindo que precisam de parceiros estratégicos se quiserem ser efetivas. Até mesmo para corporações gigantes é difícil alcançar a liderança, nacional ou globalmente, sem construir alianças com empresas locais ou multinacionais que completem ou alavanquem as capacidades e recursos.
O simples ato de fazer negócio em outro país pode exigir que a organização licencie o produto, componha um joint-venture com uma empresa local ou compre de fornecedores locais para atender a exigências de “conteúdo nacional”. Como resultado, muitas estão desenvolvendo rapidamente estratégias globais. E a vitória será daquelas que construírem a melhor rede global.
Muitas alianças estratégicas tomam a forma de alianças de marketing. Essas alianças podem ser divididas em quatro categorias principais.

  1. Alianças de produtos ou serviços. Uma empresa licencia outra para fabricar o produto em mercado estrangeiro, ou duas empresas comercializam conjuntamente produtos complementares ou um novo produto.
  2. Alianças promocionais. Uma empresa concorda em promover um produto ou serviço de outra, exemplo, McDonald´s associa produtos da Disney.
  3.  Alianças de logística. Uma organização pode oferecer serviços de logística para o produto de outra empresa. Como os Correios.
  4. Colaboração em preços. Uma ou mais empresas podem formar uma colaboração especial para determinação de preço. É comum hotéis e locadoras de automóveis oferecerem descontos mútuos.

As organizações precisam de criatividade para encontrar parceiros que possam complementar as forças e compensar e fraquezas. Alianças bem gerenciadas permitem obter um impacto de vendas maior ou um custo menor. Para manter próspera as alianças estratégicas, as corporações começaram a desenvolver estruturas organizacionais de apoio e acabaram por ver a capacidade de formar e administrar parcerias como uma habilidade central denominada Gestão de relacionamento de alianças.
Fonte: Resumo Marketing

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