Fim de ano é a hora de fazermos uma reflexão

Este artigo levanta algumas questões sobre o que esperar para o próximo ano.
12400312_1014351445294488_1201872399_o.jpg
Nós esperamos tantas coisas para o próximo ano: saúde, felicidade, dinheiro, emprego, amor, conquistas e conquistas. Esperamos fazer tudo diferente no ano novo, esperamos ser diferentes, esperamos mais o novo do que o ano. Nós esperamos e desejamos, e às vezes, só; apenas isso. E esperar ou desejar não é fazer. É impossível se chegar a um lugar sem se mover. O ano novo são expectativas porque o ano novo é futuro. No futuro depositamos esperanças, planos, projetos que só vão se realizar quando o futuro deixar de ser futuro. O futuro é a construção de Dédalo onde podemos errar pela vida inteira sem encontrar a saída. O futuro é a ninfa Calypso a nos seduzir eternamente para que não saiamos do lugar, como tentou fazer com Odisseu. O futuro só funciona no presente.
Esperamos para o próximo ano: saúde. Mas como estamos tratando o nosso corpo hoje? O que comemos? O que bebemos? O quanto descansamos? O quanto nós nos exercitamos? A saúde é um ato contínuo que começou ontem e obedece a lei do equilíbrio. Todo o excesso ao corpo é punido; tudo deve ser dosado; pois, não há proibições e permissões para se ter saúde, há discernimento.
Esperamos para o próximo ano: felicidade. A felicidade não vem. A felicidade está. Desejamos que a felicidade nos encontre no futuro, mas sempre falamos dela no passado: “Eu era feliz naquela época”. A felicidade não está no futuro e nem está no passado. E outra coisa , a felicidade não está em outra pessoa. A felicidade está aqui e agora e conosco. Cabe a cada um de nós percebê-la, por isso, temos que ficar atentos para identificar nos pequenos detalhes a sua presença.
Esperamos para o próximo ano: dinheiro. Para se ter dinheiro é preciso economizar e por que não começar agora, no fim de ano? Mas, antes, temos que refletir sobre a importância que damos ao dinheiro. Temos que apurar este câmbio, ou seja, a relação entre dinheiro e valores. Depois de fazermos esta autoavaliação pode ser que cheguemos à conclusão que o dinheiro que queremos vale menos do que a nossa vida.
Esperamos para o próximo ano: emprego. O emprego não é apenas ocupar espaço em um lugar. Emprego é trabalho. Trabalho é mais fácil encontrar do que emprego. Emprego sem trabalho não dignifica e não nos edifica.
Esperamos para o próximo ano: amor. Não se espera o amor, faz-se o amor. Quando idealizamos o amor, jogamos o nosso sentimento no ponto futuro e forçamos a visão para encontrar, na linha do horizonte, alguém que caiba no que idealizamos perfeitamente. Perdemos tempo demais nesta fantasia vã. Tiremos a fantasia da cabeça, desnudemos a nossa alma e enxergaremos as pessoas de verdade. Assim encontraremos o amor, que deve estar entre o que somos e o que queremos. Afinal, não somos perfeitos, por isso não podemos cobrar perfeição dos outros.
Esperamos para o próximo ano: conquistas e conquistas. Conquistar não é ter, dominar, ganhar … conquistar é ser. A verdadeira conquista é ser útil a alguém, mas sem pensar em proveito, céu, paraíso, abono, recompensa ou gratidão. Ser útil apenas por achar que é o melhor a se fazer…isso é uma conquista. A conquista do Ser.
Esperamos para o próximo ano sermos diferentes, fazermos coisas diferentes, desejamos sempre o novo. Mas pode ser que o que vai nos fazer mudar não seja nada novo. As coisas antigas são ótimas para nos fazer mudar, coisas velhas e quase ultrapassadas como: amor, amizade, carinho, lealdade, reflexão, perdão e sinceridade.
Esperar e desejar. Esperar nos deixa imóveis. Desejar…Seguindo uma lógica lacaniana, o desejo é insaciável. Então para o próximo ano: façamos! Mas façamos agora, pois, o futuro é este presente que se prolonga.
Fonte: © obvious
 

plugins premium WordPress
Receba as últimas notícias

Assine a nossa news gratuitamente.
Mantenha-se atualizado com
as notícias mais relevantes diretamente em seu e-mail.