O que fazer para engajar seus funcionários na empresa
Para conseguir funcionários cada vez mais determinados a trabalhar melhor, é essencial demonstrar que você está tão motivado quanto eles. E não se trata apenas de fazer horas extras, atitude que acaba se tornando rotina para empreendedores iniciantes. É preciso mostrar que você realmente acredita na cultura que está criando para a empresa para contagiar a todos com sua visão.
Nesse ponto, é importante reforçar a importância do papel de cada membro da equipe para o sucesso do negócio, principalmente se houver poucas pessoas envolvidas. Ser claro e explicar as funções de cada um, para que possam analisar seus impactos – positivos e negativos – na companhia, é crucial para que eles criem o sentimento de responsabilidade com a empresa.
Uma das consequências positivas desse processo é que os membros do staff passam a se comportar como se também fossem, de certa forma, donos da companhia. Esse senso de apropriação do trabalho, se feito de forma dosada, é extremamente benéfico, pois dessa forma os funcionários terão mais vontade de se envolver, dar ideias novas e trabalhar com afinco. Para que isso aconteça, é necessário que eles também se sintam confortáveis no ambiente de trabalho e tenham espaço para expor suas visões e percepções.
Estimular as habilidades individuais, para que sejam aprimoradas ao máximo, também é uma atitude interessante para a gestão. Se uma pessoa souber que é muito boa em determinada função, a probabilidade que se dedique e obtenha ainda mais conhecimentos é maior. Assim, você não precisará se preocupar com os detalhes do processo e pode focar no todo para gerenciar a companhia, garantido o progresso para todos os envolvidos no seu empreendimento.
Fonte: Portal Empreendedor Santander