Saiba quais habilidades um empreendedor deve aprimorar ou desenvolver para abrir seu negócio
Primeiramente, um empreendedor deve saber gerenciar seus recursos financeiros, incluindo os pessoais. Portanto, antes de pensar em abrir um negócio, é preciso desenvolver o básico dessa aptidão, mesmo que o aprimoramento só venha com o tempo e a experiência. Ao mesmo tempo, saber como captar recursos, além de administrá-los, é essencial. Lembre-se que, por melhor que você saiba gerir o capital, sempre precisará de recursos extras para que sua empresa cresça. Nesse ponto, você precisará desenvolver, ou melhorar, sua capacidade de convencimento, apresentando seus produtos para investidores ou pedindo empréstimos.
Uma vez que a aptidão financeira esteja garantida, é horar de trabalhar o lado emocional e a gestão de pessoas. Lembre-se que uma empresa só funciona a todo vapor se a equipe estiver unida em torno de um objetivo. Por isso, é imprescindível que um bom empreendedor saiba lidar com os funcionários, treinando-os para que conheçam adequadamente os processos e desempenhem satisfatoriamente suas funções. Fazer boas contratações é um fator que colabora nesse sentido, portanto, deve ser um ponto trabalhado pelos empreendedores também. Empregar profissionais que também tenham espírito empreendedor pode ser uma ótima maneira de criar uma equipe engajada e proativa, algo que irá beneficiar toda a estrutura da empresa.
Em paralelo ao fortalecimento de todos esses atributos deve estar a construção do próprio nome dentro do ramo, ou seja, o networking. O know-how para se conectar com pessoas deve ser algo construído desde o início da carreira profissional, mas jovens empreendedores precisam ter um cuidado especial com esse fator. Para construir uma reputação nos negócios, é vital ter bons contatos, procurando sempre se cercar de outros empreendedores que possam ajudar com ideias, conselhos e exemplos positivos, além de serem potenciais parceiros em futuras oportunidades. Por outro lado, o mesmo cuidado é bem-vindo quando se trata do relacionamento com os clientes, até mesmo na internet. Ao entrar em contato com os consumidores é possível entender suas necessidades e criar formas de supri-las com seus serviços. Atualmente, com o avanço da internet, essa aproximação também se dá no mundo virtual, através das redes sociais. Justamente por isso, futuros empreendedores não podem se descuidar de suas habilidades como social media, se mantendo sempre bem informados sobre as novas tendências e tecnologias.
Com todos esses talentos bem alinhados, o empreendedor traça um perfil forte, tanto para si próprio quanto para sua empresa, aumentando muito as suas chances de conquistar seus objetivos e ser bem-sucedido.
Fonte: Santander Empreendedor