Sebrae vai levar soluções tecnológicas para empresas do turismo
Instituição lança projeto Turismo Inteligente para ampliar presença dos destinos e empreendimentos turísticos brasileiros na internet
Mais da metade dos brasileiros usa a internet como inspiração para viajar dentro ou fora do país, 65% dos viajantes a lazer pesquisam em sites e redes sociais antes de saber para onde vão e 67% dos turistas usam smartphones durante todo o processo de viagem. Em um mundo com turistas conectados que buscam informações on line sobre os destinos que pretendem visitar, estar no ambiente digital é obrigatório para qualquer destino turístico. O Sebrae quer estimular a presença e a interação entre os destinos e os turistas no mundo virtual e, para isso, a instituição lançou o projeto Turismo Inteligente, uma nova abordagem da entidade no atendimento a empresas brasileiras do segmento do turismo.
A partir de 2017, o Sebrae vai investir cerca de R$ 9 milhões em mais de 40 projetos em 17 estados brasileiros. A ideia é possibilitar que os pequenos negócios atendidos pelo projeto estejam imersos em soluções tecnológicas e, para isso, o Sebrae vai dar consultorias visando ao monitoramento de redes sociais, além de incentivar a criação de plataformas ou aplicativos que detalhem a experiência turística do destino, promover encontros ou rodadas de negócios dos empreendimentos turísticos com empresas de TI e startups, entre outros.
“O perfil do atual turista mudou. Hoje, toda a programação de uma viagem começa e termina com pesquisas na internet. Estar bem posicionado nesse mundo virtual é condição para ser encontrado mais facilmente pelos turistas. Mais do que isso, a internet é uma importante aliada na conquista dos turistas. É por ela que os desejos de viagem começam a ser despertados. Os pequenos negócios precisam estar atentos a essa nova dinâmica do mercado turístico”, afirma a diretora-técnica do Sebrae, Heloisa Menezes.
O Sebrae estima que a cadeia de valor do turismo seja composta por mais de 338 mil pequenos negócios responsáveis pela geração de quase 567 mil empregos diretos, desconsiderados aqui os números relativos ao setor de alimentação fora do lar que também se inserem na atividade turística. O objetivo do projeto é dar ferramentas para que os pequenos negócios – que respondem por 99% dos empreendimentos do setor de turismo – acompanhem a nova dinâmica do mercado turístico e, consequentemente, contribuam para o desenvolvimento dos destinos turísticos nos quais estão inseridos.
Fonte: Pequenas Empresas & Grandes Negócios