Seis dicas para reter clientes em tempos de crise
Compreenda seu público
Compreender seu público alvo é a primeira maneira de conhecer as suas necessidades e atuar para supri-las.
Redução de gastos desnecessários
Criação de nova linha de produtos ou serviços alternativos com preço mais acessíveis;
Oferecer complementos pelo menor preço. Exemplo: entrega grátis, instalação por conta da empresa, entre outros.
Socialize-se
A internet tem sido um dos maiores canais de comunicação e negociação entre clientes e empresas. Deste modo, se sua empresa ainda não faz parte deste mundo digital, você está perdendo uma grande fatia de mercado. Por outro lado, para as empresas que já estão na internet, recomenda-se também manter o foco nas estratégias de marketing digital por terem ótimo custo benefício.
Faça parcerias
Fornecedores: Este tipo de parceria traz a possibilidade de oferecer ao consumidor produtos e serviços com melhores preços.
Entre empresas: A parceria entre empresas cria um vínculo de autoajuda entre os envolvidos, de modo que todos recebem e ajudam aos demais.
Pós-venda e Feedbacks
O pós-venda é um dos fatores mais relevantes para a fidelização de clientes, além de ser um ótimo diferencial para empresas em quaisquer setores. Um cliente satisfeito tende a dar feedbacks positivos de modo que outros supostos clientes possam conferir suas opiniões e virem a negociar com a empresa.
Melhore a gestão
Há um ditado que diz que não se pode obter uma gestão do que não se pode mensurar. Esta afirmação reflete no fato de que muitas empresas estão perdidas em seus mercados, e em tempos de crise suas bases não estão sólidas o suficiente para superarem os desafios.
Fonte: Empreendedor