Free Flow se expande em São Paulo
Free Flow se expande em São Paulo com o objetivo de otimizar tráfego em rodovias
A novidade que vem para ajudar a população é pouco conhecida e especialistas realizam seminário para informar sobre seu funcionamento
Os pedágios são sistemas de cobrança instalados em rodovias com o objetivo de garantir a manutenção e qualidade das vias. Entretanto, as praças também são responsáveis por influenciar o tráfego de forma negativa. As paradas obrigatórias ocasionam congestionamentos que têm impactos diretos no consumo de combustível e na emissão de gases poluentes.
Em São Paulo, a Ecovias administra aproximadamente 55,9 km de rodovia no Sistema Anchieta-Imigrantes (SAI), que conecta a capital ao litoral do estado em um trajeto de até uma hora. Todavia, em determinados períodos do ano, este mesmo trecho chega a registrar extensas quilometragens de congestionamentos que deixam os motoristas parados por períodos que chegam a durar 8 horas ou mais. Conforme emitido pela concessionária, no dia 26 de dezembro de 2024, por exemplo, este mesmo percurso registrou 50 km de engarrafamento em direção à Baixada Santista, e no sentido oposto, 29 km.
O Free Flow é um sistema de pedágio eletrônico que não possui cancelas, dispensa as paradas obrigatórias e surge como alternativa para otimizar o tráfego, além de evitar a paralisação nas rodovias.
O pagamento deste método é realizado de forma automática por meio de tags acopladas aos veículos ou por identificação da placa.
Atualmente, o estado de São Paulo possui três pórticos de Free Flow em rodovias e a ampliação desse sistema deve ocorrer no primeiro semestre deste ano, quando a concessionária CCR RIO-SP, que gerencia três praças desse sistema na estrada Rio-Santos, instalará mais 21 pontos na Grande São Paulo e outros nove no segundo semestre, quando serão instalados mais sete sentido litoral e outros dois no trecho norte do Rodoanel Mário Covas.
Segundo Carlos Panzan, presidente da Federação das Empresas de Transportes de Cargas do Estado de São Paulo (FETCESP), essa instalação irá ajudar a auxiliar o tráfego de veículos, mas principalmente a logística para o transporte rodoviário de cargas (TRC), aprimorando o tempo de entrega do frete. “O Free Flow sempre foi uma reivindicação do setor de transportes como uma forma de universalização do pedágio. A fluidez que ele possibilita colabora para o transporte de cargas cumprir prazos e auxilia na economia de outros gastos.”
Conforme explica o presidente da Federação, a implementação dos pórticos não irá substituir as praças tradicionais.
Porém, a tendência é que os valores cobrados nesses locais sejam reduzidos, com o pagamento correspondendo exclusivamente pelo trecho usado sob administração das concessionárias. Apesar de auxiliar os motoristas e reduzir o tempo gasto no trânsito, a ferramenta é pouco conhecida e, apesar de ser fácil, muitos condutores não sabem como pagar a cobrança e acabam sendo multados. Para não ser penalizado, basta acessar o site da concessionária responsável pelo trecho onde o free flow está instalado e procurar pelas opções de pagamento.
Seminário Free Flow – A Nova Modalidade do Pedágio Eletrônico
Com foco em apresentar a novidade, tirar dúvidas e explicar o seu funcionamento ao público, a FETCESP irá realizar no dia 20 de fevereiro o ‘Seminário Free Flow – A Nova Modalidade do Pedágio Eletrônico’, um evento voltado para os profissionais e empresas do setor de transporte rodoviário de cargas a fim de conscientizá-los sobre a implementação do sistema de pedágio eletrônico e discutir a novidade. Como afirma Panzan, a ocasião é importante para que os detentores de frota possam conhecer o funcionamento do novo sistema, evitar punições e realizar campanhas informativas para seus colaboradores e clientes.
“Estamos vivendo um grande avanço logístico, em que nós podemos reduzir o tempo de viagem, melhorar a entrega do frete e assegurar uma redução de custos operacionais inclusive no consumo do diesel. Para manter todos bem informados, selecionamos grandes especialistas do nosso segmento para a realização do Seminário, que vem como forma de transmitir as funcionalidades dessa nova ferramenta e discutirmos as nossas expectativas”, finaliza.
Programação
- 09h30: Credenciamento e Café de Boas-Vindas
- 10h00: Cerimônia de Abertura
- Carlos Panzan, Presidente da FETCESP
- Eduardo Ferreira Rebuzzi, Presidente da NTC & Logística
- Vander Costa, Presidente da CNT, Sest Senat, ITL
- 10h30: Regulamentação do Sistema Free-Flow
- Guilherme Theo, Diretor da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT)
- 11h00: Free Flow – A Evolução do Pedágio Eletrônico e o Gerenciamento de Tráfego na Via Dutra Carla Fornasaro, Diretora Presidente CCR RIO-SP
- 11h30: Cronograma / Providências aplicação Sistema em São Paulo
- André Isper, Diretor da Agência de Transporte do Estado de São Paulo (ARTESP)
- 12h00: Utilização Meio de Pagamento no Sistema
- André Turquetto, CEO da Veloe
- 12h30: Encerramento
- Carlos Panzan, presidente da FETCESP
- 13h00: Brunch
- Data: 20 de fevereiro de 2025
- Local: Sede da FETCESP
- Rua Orlando Monteiro, 21 – Vila Maria – São Paulo/SP
- CEP: 02121-021
Para realizar sua inscrição, basta preencher o formulário do evento.
Free Flow se expande
Sobre a FETCESP
A Federação das Empresas de Transportes de Cargas do Estado de São Paulo foi fundada em 1989 com a finalidade de representar o transporte rodoviário de cargas no Estado de São Paulo, junto às autoridades em todos os níveis das administrações pública e privada federal e estadual. Por isso, atua como órgão técnico e consultivo no estudo de soluções de questões ligadas ao transporte.
A Federação mantém em funcionamento comissões de trabalho formadas por empresários e assessorias jurídica e técnica especializadas. Os grupos participam de discussões sobre infraestrutura dos transportes, privatização das rodovias, terminais de cargas, tributos nas empresas de transportes. Além de política trabalhista, acidentes no trabalho, roubo e desvio de cargas, multimodalidade, poluição veicular, legislação de trânsito e transporte de produtos químicos (perigosos), entre outros temas.
Free Flow se expande em São Paulo com o objetivo de otimizar tráfego em rodovias
Imagem:divulgação