40% dos carros alugados na região Sudeste são compactos, aponta levantamento da Rentcars.com

Estudo mostra que HB20 é o modelo mais procurado nos quatro estados da região e que os meses de janeiro e dezembro são os de maior movimentação

O mercado de locação de automóveis está aquecido. As empresas de locação de automóveis cresceram 12,3% em faturamento bruto em 2017 ante 2016, atingindo vendas de R$ 15,5 bilhões, segundo dados da Associação Brasileira de Locadoras de Automóveis (Abla). O que tem fomentado esse mercado é a venda direta, que inclui as locadoras, com uma participação média de 25% nos últimos oito anos, segundo a Fenabrave (Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores). Só em 2017, as vendas diretas representaram 40% dos 2,172 milhões de veículos vendidos.

Um levantamento sobre a região Sudeste do país feito por um dos grandes players desse mercado, a pontocom de turismo Rentcars.com  (www.rentcars.com), mostra que 40% dos carros alugados em São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Espírito Santo são compactos, mesmo durante as férias.

Nesta fatia, os paulistas são exceção e 38% deles preferem a categoria de econômicos, que, em termos gerais, é a segunda na preferência dos clientes com uma taxa de 32,2%. O modelo preferido nos quatro estados é o HB20, da Hyundai, seguido pelo Mobi, da Fiat, e o Onix, da Chevrolet – todos fazem parte da categoria de compactos.

A pesquisa revela que os meses de janeiro e dezembro são os de maior movimentação nesse mercado. Já novembro se destaca em estados como São Paulo e Espírito Santo. “O final e o começo do ano são marcados pelas férias escolares e trabalhistas e muita gente aproveita a época de festas para viajar. Por isso que esses meses se destacam dos demais. Em São Paulo, por exemplo, esse alta já começa em novembro”, explica Vivian Almeida, Business Development Director.

Os homens dominam o aluguel de veículos, mas a Rentcars.com vem percebendo um aumento nos pedidos por parte das mulheres nos últimos anos. Outro recorte do levantamento mostra que na região a média de dias que o cliente fica em posse do carro é entre 3 e 4 dias. Vale pontuar que em todos os estados, o destino preferido dos clientes são as respectivas capitais – São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte e Vitória.

Outros dados da Abla ainda mostram que o número de locadoras no país aumentou de 11,2 mil para 11,5 mil e responderam por 16,5% dos emplacamentos de carros no último ano, ante 11% em 2016. Para 2018, a Abla projeta um crescimento de 12% a 15% no faturamento e na frota.

 

Sobre a Rentcars.com

Fundada em 2009, a Rentcars.com é a principal plataforma de comparação de preços e locação de veículos da América Latina. Além de serem uma das líderes de emissões de reservas junto às principais redes de locadoras de veículos no mundo. Atua em mais de 160 países, mantendo presença em mais de 5 mil cidades e 20 mil pontos de atendimento. Site: www.rentcars.com

Informações para a Imprensa:

I4U Agency

Tatiane Dantas, Melissa Sayon e Sandro Silva

Fone: (11) 2309-8700

Informações para a imprensa i4u Agency
Tatê Dantas e Mel Sayon
[email protected]
[email protected]
(11) 2309-8700

plugins premium WordPress
Receba as últimas notícias

Assine a nossa news gratuitamente.
Mantenha-se atualizado com
as notícias mais relevantes diretamente em seu e-mail.