BMW vai lançar clube para aluguel de carros em Londres

bmw

LONDRES – A alemã BMW vai lançar esta semana em Londres um clube que as pessoas possam alugar carros premium, em um sinal de que as montadoras estão dispostas a aproveitar o potencial da chamada economia compartilhada, segundo reportagem do “Financial Times”.
O esquema, chamado de DriveNow, já funciona em cinco cidades da Alemanha (Berlim, Colônia, Munique, Hamburgo e Dusseldorf) e em São Francisco (Estados Unidos) e Viena (Áustria).
Para participar do clube, é preciso pagar uma taxa de inscrição de € 29 e o uso é cobrado por minutos. Os associados podem encontrar os veículos através de um aplicativo no celular, tablet ou computador, mas também é possível encontrar os carros pelo telefone. Depois do uso, o veículo pode ser estacionado em qualquer lugar nas ruas da cidade, sem precisar ser devolvido em pontos específicos.
Para se ter uma ideia, o aluguel de um Mini sai a 31 centavos de euro por minuto, enquanto um BNW X1 sai a 34 centavos de euro por minuto.
O esquema foi lançado pela BNW em 2011 e já tem 360 mil usuários na Alemanha, segundo o “Financial Times”. A ideia agora é levar o esquema a 15 cidades europeias, fora da Alemanha e a dez na América do Norte.
Um esquema semelhante de aluguel de carros foi lançado em 2012 em Londres pela Daimler, mas o serviço foi suspenso este ano, seja por falta de interesse ou dificuldades de coordenar a rede de veículos com os locais de estacionamento.
O “Financial Times” cita estimativa da consultoria Frost & Sullivan de que os membros de clubes de carros podem chegar a 800 mil pessoas até o fim da década em Londres, frente aos 170 mil que existem hoje.
O avanço dos clubes de aluguel de carro têm forte impacto nas vendas de veículos. Estudo da consultoria AlixPartners considera que cada veículo compartilhado anula a venda de 32 veículos. Já a Aviate Global estima que um aumento de 5% no compartilhamento de veículos pode reduzir pela metade as vendas de veículos nos Estados Unidos.
Fonte: Extra

plugins premium WordPress
Receba as últimas notícias

Assine a nossa news gratuitamente.
Mantenha-se atualizado com
as notícias mais relevantes diretamente em seu e-mail.