Free Now for Business: mobilidade livre para empresas

No início de 2019 foi anunciada uma joint venture entre os grupos Daimer e BMW com cinco dimensões de mobilidade:

  • “Share Now”, unindo numa só a “Drive Now” e a “Car2go”
  • “Reach Now” de facilitação do uso de transportes públicos (multimodais)
  • “Park Now” para localização e pagamento de estacionamento
  • “Charge Now” para os carregamentos elétricos
  • “Free Now”, anteriormente conhecida por “mytaxi”.

A metamorfose da “Free Now” consumar-se-ia menos de um ano e meio após este anúncio, integrando na plataforma as bicicletas e trotinetes da HIVE, bem como o serviço TVDE da Kapten.

A visibilidade e oferta pública do serviço não impede este operador de mobilidade de ter uma oferta diferenciada para empresas, sendo em torno deste serviço que girou a conversa com Sérgio Pereira, agora diretor geral da “Free Now” em Portugal.

Que tipo de oferta/soluções diferenciadas têm especificamente para clientes/empresa, nomeadamente planos de preços?

A FREE NOW é a única plataforma que oferece TAXI, TVDE, Trotinetes e Bicicletas elétricas numa só app.

No caso das empresas clientes, através do serviço FREE NOW for Business estas podem criar vários perfis e administradores, enquanto fazem a gestão do acesso dos colaboradores à conta, podendo inclusive restringir o uso para certo tipo de categorias e dar autorização para a utilização de apenas veículos elétricos, Táxi ou TVDE.

Para simplificar a gestão de despesas e faturação, a FREE NOW tem a possibilidade de garantir uma fatura mensal para todas as viagens. Para alguns clientes temos também a possibilidade de oferecer conta empresarial a crédito. É também viável a escolha do tipo de pagamento, individual ou corporativo, sendo que com o individual terá de haver um processo de gestão de despesas por parte dos colaboradores. Qualquer cliente tem disponíveis duas alternativas, mudar entre duas contas, a de uso pessoal (com cartão de crédito pessoal) ou a de utilização profissional.

Sendo a utilização do serviço baseado numa aplicação, se é possível a sua utilização com faturação distinta entre uso particular/profissional?

Como todos os utilizadores Corporativos (B2B) têm também uma conta pessoal, podem optar pela conta pessoal ou a conta corporativa antes de cada viagem. Sempre que fizerem uma viagem pessoal, a fatura será emitida com o NIF do cliente individual e quando fizerem uma viagem profissional, a mesma será emitida com o NIF da empresa.

Trabalhamos também com empresas que, por exemplo, limitam o tipo de frota a viaturas elétricas e outros há que apenas permitem a utilização do serviço FREE NOW for Business durante as horas de expediente, 7h30-20h, não permitindo viagens à noite nem ao fim de semana. Claro está que o serviço para cliente individual está sempre disponível, 24 horas por dia, sete dias por semana.

Contando já com clientes profissionais, quais os tipos de serviços mais requisitados?

A FREE NOW tem já centenas de empresas a usar os serviços corporativos diariamente, contudo cada cliente apresenta necessidades específicas. Por um lado, temos vários clientes que preferem o serviço de TAXI pela sua maior rapidez, uma vez que podem usar as faixas BUS, já que são considerados transportes públicos, enquanto outros preferem o serviço de TVDE, pois a FREE NOW tem as tarifas mais competitivas no mercado.

Qual o peso do Free Now for Business na atividade da Free Now?

A FREE NOW for Business é já muito relevante para a FREE NOW Portugal, e será cada vez mais. Neste momento ainda não temos dados finais, mas face a abrangência da FREE NOW na Europa, em países onde a insígnia está presente, como Espanha, Itália, Alemanha, Inglaterra, Polónia e Roménia, as viagens de negócio são muito relevantes.

Como está a evoluir a retoma do serviço Táxi e TVDE?

Podemos afirmar que estamos a sentir diretamente o “voltar ao novo normal”.  Já temos mais viagens e mais clientes a aceder à nossa app. Contudo ainda estamos abaixo dos valores pré-COVID, em cerca de 35%.

Com a migração da Kapten para a FREE NOW e ao juntarmos quatro serviços numa só aplicação (TAXI, TVDE, Trotinetes e bicicletas elétricas) notamos também que estamos numa fase de adaptação e melhoria na oferta dos nossos serviços.

Também, no que à segurança diz respeito, e que sempre foi uma das máximas da insígnia, face à situação da Covid-19, a proteção dos motoristas e passageiros tornou-se uma prioridade ainda maior para a FREE NOW.

Neste momento, a marca assegura a presença de divisórias de proteção, entre o espaço do condutor e dos passageiros transportados no banco da retaguarda, em toda a frota automóvel, o que corresponde a mais de dez mil veículos TVDE e táxi, e que equivale a mais de 85% de todos os veículos da FREE NOW. Além das divisórias a marca disponibiliza ainda máscaras e gel desinfetante a todos os motoristas.

Aliás, desde o início da pandemia provocada pela Covid-19  que a FREE NOW segue as indicações do Instituto de Mobilidade e dos  Transportes (IMT), que permite a utilização dos separadores até ao final de Dezembro 2020.

free now
A gestão do acesso dos colaboradores à conta do serviço FREE NOW for Business permite restringir a utilização de apenas veículos elétricos, Táxi ou TVDE

Possuem algum acordo preferencial para aquisição de viaturas para os vossos parceiros?

A FREE NOW não estabelece acordos com marcas para a aquisição de viaturas por parte dos nossos parceiros. No entanto, estamos sempre disponíveis para partilhar as melhores ofertas que existem no mercado aos nossos parceiros.

Temos uma equipa totalmente dedicada à área de parcerias, e continuamos a trabalhar nessa área para oferecer os melhores acordos aos nossos parceiros e motoristas, sejam estas parcerias nas áreas de seguros, telecomunicações, carregamentos elétricos ou planos de aquisição/leasing de veículos.

Fonte: https://fleetmagazine.pt/2020/08/10/free-now-for-business/

plugins premium WordPress
Receba as últimas notícias

Assine a nossa news gratuitamente.
Mantenha-se atualizado com
as notícias mais relevantes diretamente em seu e-mail.