Hertz vai trocar 20.000 EVs

Hertz vai trocar 20 mil veículos elétricos por carros tradicionais

 

A locadora norte-americana Hertz Global Holdings anunciou que vai trocar cerca de seus 20 mil veículos elétricos (EVs) por carros tradicionais, isto é, aqueles que usam gasolina como combustível. O anúncio foi feito nesta quinta-feira, 11.

Conforme a empresa, a troca é em razão das despesas mais altas relacionadas a colisões e danos na locação desses carros elétricos.

Depois de o anúncio da Hertz, as ações da empresa caíram cerca de 4%. Já as da Tesla, de Elon Musk, caíram cerca de 3%.

A Hertz também espera ter despesas de cerca de US$ 245 milhões relacionadas à depreciação dos EVs propostos para a venda no fim de 2023.

Mercado de carros elétricos tem enfrentado dificuldades

Recentemente, o mercado de EVs tem enfrentado dificuldades, pois a taxa de crescimento nas vendas desacelerou. Isso levou diversos fabricantes de automóveis elétricos, como a General Motor e a Ford, a reduzirem seus planos de produção desse tipo de carro.

Analista do banco dos Estados Unidos Morgan Stanley, Adam Jonas afirmou, em nota, que a mudança da empresa de locação de carros era um sinal de que as expectativas sobre os EVS precisam ser “redefinidas para baixo em todo o mercado”.

“Embora os consumidores gostem da experiência de dirigir e da economia de combustíveis de um EV, existem outros custos ‘ocultos’ na propriedade desses carros”, acrescentou Jonas.

A Hertz disse que encomendaria 100 mil veículos Tesla até o fim de 2022. Além disso, seguiu com a decisão de comprar até 65 mil unidades da Polestar ao longo de cinco anos.

“Despesas relacionadas a colisões e danos, principalmente associadas a EVs, permaneceram altas no trimestre”, afirmou a Hertz, em um arquivo regulatório nesta quinta-feira.

A empresa alemã de aluguel de carros Sixt informou, em dezembro, que não adquire veículos da Tesla desde 2022. Além disso, afirmou estar vendendo sua frota de Teslas “como parte de nosso processo regular de desativação da frota”.

A Sixt ainda disse nesta quinta-feira que planeja oferecer uma gama de EVs e “manter nosso objetivo de eletrificar 70%-90% de nossa frota de aluguel na Europa até 2030”. Já a Hertz informou que continuará a se concentrar em melhorar a rentabilidade para o restante de sua frota de carros elétricos.

Preços de EVs caíram durante o ano passado

Conforme a Cox Automotive, tanto os preços de EVs usados como os novos, no atacado, caíram durante o ano passado. Além disso, ela informou que os estoques de veículos elétricos não vendidos aumentaram.

A Cox previu, antes do anúncio da Hertz, que os preços dos EVs usados cairiam mais do que os preços dos veículos tradicionais usados durante 2024.

Embora 20 mil carros não seja um número grande no mercado total de veículos usados, isso significa que a Hertz terá um grande prejuízo em cada uma dessas vendas, afirmou o analista da iSeeCars.com, Karl Brauer.

Para Brauer, a empresa contribui ainda mais para a tendência de queda nos preços dos EVs usados.

A empresa de locação de carros dos EUA está vendendo alguns Tesla Model 3 usados por quase a metade do preço de uma variante do sedã. Anteriormente, a Hertz havia estabelecido uma meta para que 25% de sua frota de carros fosse elétrica até o fim deste ano.

O site de carros usados da empresa lista mais de 700 EVs à venda. Incluí BMW i3, o Chevrolet Bolt e os SUVs Tesla Model 3 e Model Y.

 

Hertz vai trocar 20 mil veículos elétricos por carros tradicionais
plugins premium WordPress
Receba as últimas notícias

Assine a nossa news gratuitamente.
Mantenha-se atualizado com
as notícias mais relevantes diretamente em seu e-mail.