Startup de mobilidade Turbi capta R$150 milhões

Startup de mobilidade Turbi capta R$150 milhões para expandir frota própria e conquistar novos mercados

Para reduzir a dependência de locadoras que, até então, viabilizavam a operação de aluguel de carros por hora, a startup acabou de captar mais R$ 150 milhões, visando expandir sua frota de veículos próprios. Na operação, a ARC Capital liderou a rodada, juntamente com Reag Investimentos e Clave Capital, que agora fazem parte do cap table.

Os recursos foram obtidos por meio de uma emissão privada de notas promissórias, as quais serão imediatamente convertidas em participação acionária.

Até o momento, a Domo era a única acionista institucional da empresa, tendo investido R$ 8 milhões em 2018. A rodada totalizou R$ 40 milhões ao longo do tempo, com a participação de investidores-anjo. Além disso, a empresa capitalizou seus negócios com o lançamento de um FIDC no ano passado, captando R$ 150 milhões, e uma emissão de R$ 106 milhões em debêntures com a XP em 2022.

“Nosso modelo inicial era baseado em locação e sublocação, operando assim até 2022, com a frota representando o principal custo no capex”, explica Daniel Prado, fundador da Turbi. “Ficou claro que ter uma frota própria era fundamental para melhorar as margens, que podem ser até oito ou dez vezes melhores. À medida que adquirimos mais veículos, aumentamos nosso poder de negociação com fornecedores.”

O aporte possibilitou uma significativa compra de veículos a preços promocionais. Atualmente, cerca de 70% dos 5,3 mil carros na frota da startup são próprios, em comparação com os anteriores 50%. A meta é elevar essa parcela para mais de 90% até a metade do ano, acelerando a geração de caixa e permitindo a busca pela lucratividade antes da expansão geográfica.

O escritório Madrona Fialho prestou assessoria à Turbi nesta transação, enquanto os escritórios Stocche Forbes e Cescon Barrieu apoiaram os investidores no negócio.

Expansão da Turbi

Embora a Turbi opere apenas na grande São Paulo, há planos de expansão para cidades como Campinas e Mogi das Cruzes a médio prazo, com o objetivo de ter 20 mil veículos somente no estado. Posteriormente, a empresa avaliará a possibilidade de expandir para outras capitais.

Além da expansão geográfica, a Turbi tem diversificado seus produtos para atender a diferentes perfis de clientes. Inicialmente focada no aluguel de carros por hora, a empresa percebeu a demanda por profissionais autônomos e usuários que necessitam do veículo constantemente. Atualmente, mais de 30% do faturamento já provém do modelo de assinatura mensal flexível.

No competitivo mercado, a Turbi enfrenta grandes concorrentes e até mesmo a Uber. Mas, apesar da forte concorrência, o fundador da Turbi expressa otimismo em relação ao mercado brasileiro, destacando as sólidas margens do setor de locação no país em comparação global.

Startup de mobilidade Turbi capta R$150 milhões

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