Localiza digitaliza e diversifica serviços para captar e fidelizar público
Apesar do crescimento, o setor tem o desafio de disseminar o serviço para um público maior. “As locadoras têm preços acessíveis e estão bem espalhadas, mas a cultura da locação de veículos no Brasil ainda é pequena. As pessoas têm muito mais a conhecer sobre o serviço e os benefícios que ele traz”, diz Paulo Miguel Junior, conselheiro gestor da Abla.
Uma das estratégias da Localiza para captar clientes é instalar agências nos pontos em que o interesse por aluguel de carros pode ser maior —das 600 unidades mantidas no país, cem estão próximas de aeroportos. Mencionada por 46% dos paulistanos na pesquisa Datafolha, a empresa passou a ter cerca de 580 mil carros na frota após a fusão com a Unidas em 2021, diz Elvio Lupo, diretor-executivo de aluguel de carros da Localiza.
Em dezembro de 2022, em busca de manter o público conquistado, a locadora lançou o Localiza+, um plano voltado para quem decide ter carro próprio, mas busca reduzir preocupações com a manutenção do veículo. Os pacotes de revisão preventiva incluem a inspeção de itens de segurança, como sistema de freio e calibragem dos pneus, além de serviços como troca de óleo e troca dos filtros de combustível e de ar do motor.
“Se ter carro próprio é importante para a pessoa —e muitas vezes ele é comprado na loja de seminovos da Localiza—, é possível aproveitar toda a rede que a empresa construiu para gerenciar, revisar e cuidar dos seus mais de 500 mil veículos com alta utilização no Brasil.”
Dado que a iniciativa é recente, ainda não se pode afirmar se o negócio é uma tendência geral no setor de locação. Segundo Junior, da Abla, a manutenção dos carros já fazia parte do dia a dia do segmento, visto que os veículos são revisados antes de serem entregues aos clientes, mas o mais comum era que a etapa fosse terceirizada pelas locadoras.
“Nossos grandes diferenciais estão no atendimento, na capilaridade e na diversidade e disponibilidade de frota. O paulistano encontra a Localiza em mais pontos, com mais carros disponíveis, com um atendimento acolhedor e um cuidado diferenciado, seja no digital, seja no físico”, diz Elvio Lupo diretor-executivo de aluguel de carros na Localiza
Outra aposta é o Localiza Fast, modalidade que automatiza todo o passo a passo de aluguel: pelo aplicativo, o cliente reserva o carro, envia uma selfie para certificar sua identidade ao chegar na agência e, a partir disso, faz a retirada sem qualquer contato humano. A opção é escolhida em um a cada nove contratos feitos por pessoas físicas hoje, diz Lupo.
A modernização dos serviços resulta de um processo de transformação digital iniciado há cerca de dez anos, cujo objetivo é atender à demanda por agilidade e mais conveniência. Hoje, por exemplo, os veículos chegam ao cliente com uma tag de pagamento para pedágio e estacionamento, item que permite concentrar todos os gastos com o carro alugado na mensalidade a ser paga.
LOCALIZA
46% das menções
Fundação
1973
Unidades
670 agências de locação no Brasil e em outros cinco países da América Latina
Funcionários
18 mil
Faturamento
21,5 bilhões em receita líquida
Crescimento
24,8% de receita líquida consolidada