Localiza&Co amplia uso de energia limpa em 50%

A Localiza&Co reforça o seu compromisso com a sustentabilidade e com o enfrentamento das mudanças climáticas e anuncia avanços no uso de energia limpa.

 

A companhia fechou 2022 com crescimento de mais de 50% no uso de fontes renováveis em comparação com 2021, alcançando a marca de 5 milhões de kWh de energia limpa utilizados em suas agências de aluguel, lojas de seminovos e operações, tais como centros de desativação e manutenção.

O resultado positivo deve-se a uma estratégia que contempla diferentes frentes como a geração distribuída por meio da instalação de placas fotovoltaicas em lojas e agências, o uso de créditos de energia provenientes de três fazendas solares, além da adesão ao marketplace de geração distribuída compartilhada e ao mercado livre de energia. A este mix somam-se ainda a aplicação de tecnologias para monitoramento e redução do consumo e a utilização de equipamentos mais eficientes do ponto de vista de consumo energético.

“Em linha com o nosso objetivo de avançarmos para uma economia de baixo carbono, utilizando os recursos de forma mais eficiente, alcançamos o marco de 5 milhões de kWh de energia limpa e renovável injetada em nossas filiais no ano de 2022. Essa energia seria suficiente para suprirmos cerca de 30.000 famílias com energia sustentável no país durante o período de 1 mês. Isso foi possível em função da expansão do projeto solar e da aceleração dos projetos de geração distribuída compartilhada e mercado livre de energia”, afirma o gerente nacional de manutenção da Localiza&Co, Thales Costa.

Para avançar a passos largos nessa agenda e envolver ainda mais os colaboradores em práticas ESG, a Localiza&Co também estende a eles – a partir deste mês – a possibilidade de aderir ao marketplace de geração distribuída por meio de uma parceria com a Leve Energia Renovável, empresa que conecta usinas solares fotovoltaicas a consumidores residenciais.

Além de contribuir para a redução das emissões de GEE, aqueles que optarem pela adesão irão economizar no valor da conta.

“Estamos com uma ampla e consistente atuação para diminuir as emissões de GEE e, a partir de 2020, tivemos avanços cada vez mais significativos. Desde então, mais do que dobramos o uso de energia limpa em nossas instalações e entendemos que o próximo passo seria convidar os colaboradores a contribuírem de maneira mais protagonista promovendo ações de estímulo ao consumo consciente”, afirma o diretor executivo de Gente da Localiza&Co, Daniel Linhares.

Na 1ª fase do projeto, o benefício é aplicável aos colaboradores e familiares (pais, irmãos, filhos e cônjuges) residentes em Minas Gerais e grande parte do estado de São Paulo – cerca de 50% do quadro de funcionários da companhia -, onde o serviço está disponível atualmente. A adesão ao programa é 100% digital e é realizada através do preenchimento de um cadastro on-line.

“Existe uma demanda cada vez maior para que as empresas ofereçam benefícios mais atrativos aos funcionários como uma maneira de atrair e reter talentos. Ao mesmo tempo, as organizações também precisam cumprir com uma agenda ESG, uma pauta que tem ganhado cada vez mais importância. A solução da Leve alia essas duas necessidades”, explica o diretor da empresa, Luiz Pacheco.

Jornada carbono neutro Localiza (escopos 1 e 2)

Projeto solar
Iniciado em 2018, o Projeto Solar conta com três fazendas solares localizadas nos estados de Minas Gerais, Rio de Janeiro e Pernambuco. Juntas, ocupam uma área de mais de 23.000 m², têm mais de 3,5 mil placas fotovoltaicas e geram cerca de 1,8 milhão de kWh/ano, energia suficiente para abastecer mais de 10 mil famílias por mês (considerando consumo médio de 150 kWh/mês). A geração das fazendas fornece crédito de energia limpa para 58 unidades da Localiza&Co.

Geração própria
Em 2020, a Localiza&Co iniciou a geração distribuída de energia limpa por meio da instalação de placas fotovoltaicas em unidades próprias, entre agências de aluguel de carros e lojas de seminovos. Atualmente, a empresa 124 unidades abrangidas entre geradoras e beneficiárias do projeto. Somando com as unidades beneficiárias das fazendas, a Localiza&Co conta com 182 unidades abastecidas por energia solar.

Eficiência energética
A Localiza&Co realiza ações de conscientização para uso racional de energia nas filiais. Além disso, prioriza equipamentos e soluções eficientes como migração de lâmpadas comuns para tecnologia LED, telhados translúcidos, utilização de equipamentos de ar-condicionado inverter, sensoriamento de ambientes e uso de timers que ativam e desativam automaticamente a iluminação.

Fonte: diariodocomercio.com.br

Localiza&Co amplia uso de energia limpa em 50%

plugins premium WordPress
Receba as últimas notícias

Assine a nossa news gratuitamente.
Mantenha-se atualizado com
as notícias mais relevantes diretamente em seu e-mail.