Localiza entre as marcas mais valiosas do Brasil
Com um lucro que pode superar a casa dos R$ 300 milhões em 2015, a rede de aluguel de carros Localiza está na lista das marcas mais valiosas do País de acordo com a consultoria Interbrand. O ranking é um dos mais importantes no segmento mundial de mensuração de marcas e foi construído a partir da avaliação de empresas de diferentes setores do País. A Localiza ficou em 25º lugar e teve sua marca avaliada em R$ 350 milhões.
O diretor de marketing da Localiza, Herbert Viana Andrade, explica que essa é a primeira vez que a empresa participa desse ranking e ele considera o 25º lugar uma excelente colocação. “Esse é um grande reconhecimento para a empresa: o ranking da Interbrand é um dos mais importantes a nível nacional e mundial. A colocação também foi satisfatória: ficamos muito próximos de grandes companhias do País”, afirma.
Para Andrade, o reconhecimento como uma das marcas mais valiosas do Brasil é fruto do resultado que a empresa vem entregando anualmente. A rede já é considerada uma das maiores da América Latina no segmento de aluguel de carros e, no ano passado, lucrou R$ 296,5 milhões nos primeiros nove meses. Só no terceiro trimestre do ano, o resultado alcançou R$ 102,9 milhões, 1% acima do mesmo período em 2014. Além disso, a Localiza abriu mais 17 unidades e teve 70% de taxa de utilização da frota. O retorno sobre o capital investido (ROIC) foi de 16,3%.
“Temos o foco muito grande no cliente, então nossa operação é voltada para um serviço de qualidade. E é isso que faz com que a companhia cresça ano a ano e gere resultado para o financeiro”, diz. Entre os pontos avaliados pela Interbrand está justamente os resultados financeiros, mas além disso a consultoria também considera a influência da marca no processo de escolha do cliente e sua capacidade de superar a concorrência. Para o diretor, esses também são pontos em que a Localiza se destaca.
“A escolha do cliente é direcionada pela qualidade, inovação e tecnologia. E nós temos essa preocupação: estamos sempre lançando novos produtos, agregando valor à marca e facilitando a vida do cliente na hora de alugar um carro”, diz. Segundo o diretor, a empresa tem hoje cerca de 5 milhões de clientes ativos e uma taxa de recompra de 25% a 30% por ano. De acordo com o CEO da Localiza, Eugênio Mattar, no ano passado, a empresa investiu aproximadamente R$10 milhões em melhorias de produtos e novas tecnologias.
“Nossa marca é um ativo estratégico de negócio. Sua construção é fruto da experiência em todos os pontos de contato do público com a Localiza. Por isso, na contramão do mercado, seguimos investindo em novas soluções e produtos que estão transformando a experiência em aluguel de carros no Brasil”, afirma. Entre os produtos inovadores de 2015 está o Localiza Way, que é um smartphone que funciona como GPS, roteador wi-fi e ainda traz uma série de funcionalidades, como ligação direta para a assistência da Localiza, lista de músicas e localizador de estacionamento.
Andrade afirma que essa inovação ajuda a empresa tanto a influenciar a escolha do cliente quanto a superar a concorrência, já que os produtos funcionam como um diferencial. O diretor explica que a empresa não divulga metas de crescimento e investimento em 2016, mas ele garante que o plano é continuar ampliando o portfólio de produtos que auxiliam os clientes na hora de alugar um carro. “Vamos aperfeiçoar os já existentes e lançar novidades baseadas na tecnologia. A ideia é sempre facilitar a integração do cliente com a marca, explorar o mobile e facilitar e agilizar o processo de aluguel de carros”, frisa.
Fonte: Diário do Comércio – MG
O diretor de marketing da Localiza, Herbert Viana Andrade, explica que essa é a primeira vez que a empresa participa desse ranking e ele considera o 25º lugar uma excelente colocação. “Esse é um grande reconhecimento para a empresa: o ranking da Interbrand é um dos mais importantes a nível nacional e mundial. A colocação também foi satisfatória: ficamos muito próximos de grandes companhias do País”, afirma.
Para Andrade, o reconhecimento como uma das marcas mais valiosas do Brasil é fruto do resultado que a empresa vem entregando anualmente. A rede já é considerada uma das maiores da América Latina no segmento de aluguel de carros e, no ano passado, lucrou R$ 296,5 milhões nos primeiros nove meses. Só no terceiro trimestre do ano, o resultado alcançou R$ 102,9 milhões, 1% acima do mesmo período em 2014. Além disso, a Localiza abriu mais 17 unidades e teve 70% de taxa de utilização da frota. O retorno sobre o capital investido (ROIC) foi de 16,3%.
“Temos o foco muito grande no cliente, então nossa operação é voltada para um serviço de qualidade. E é isso que faz com que a companhia cresça ano a ano e gere resultado para o financeiro”, diz. Entre os pontos avaliados pela Interbrand está justamente os resultados financeiros, mas além disso a consultoria também considera a influência da marca no processo de escolha do cliente e sua capacidade de superar a concorrência. Para o diretor, esses também são pontos em que a Localiza se destaca.
“A escolha do cliente é direcionada pela qualidade, inovação e tecnologia. E nós temos essa preocupação: estamos sempre lançando novos produtos, agregando valor à marca e facilitando a vida do cliente na hora de alugar um carro”, diz. Segundo o diretor, a empresa tem hoje cerca de 5 milhões de clientes ativos e uma taxa de recompra de 25% a 30% por ano. De acordo com o CEO da Localiza, Eugênio Mattar, no ano passado, a empresa investiu aproximadamente R$10 milhões em melhorias de produtos e novas tecnologias.
“Nossa marca é um ativo estratégico de negócio. Sua construção é fruto da experiência em todos os pontos de contato do público com a Localiza. Por isso, na contramão do mercado, seguimos investindo em novas soluções e produtos que estão transformando a experiência em aluguel de carros no Brasil”, afirma. Entre os produtos inovadores de 2015 está o Localiza Way, que é um smartphone que funciona como GPS, roteador wi-fi e ainda traz uma série de funcionalidades, como ligação direta para a assistência da Localiza, lista de músicas e localizador de estacionamento.
Andrade afirma que essa inovação ajuda a empresa tanto a influenciar a escolha do cliente quanto a superar a concorrência, já que os produtos funcionam como um diferencial. O diretor explica que a empresa não divulga metas de crescimento e investimento em 2016, mas ele garante que o plano é continuar ampliando o portfólio de produtos que auxiliam os clientes na hora de alugar um carro. “Vamos aperfeiçoar os já existentes e lançar novidades baseadas na tecnologia. A ideia é sempre facilitar a integração do cliente com a marca, explorar o mobile e facilitar e agilizar o processo de aluguel de carros”, frisa.
Fonte: Diário do Comércio – MG