Localiza Seminovos inaugura lojas sustentáveis

Localiza Seminovos inaugura novas lojas com foco na sustentabilidade ambiental

A Localiza Seminovos, segmento de venda de veículos da Localiza&Co, acaba de inaugurar duas lojas construídas por meio de um sistema mais sustentável. Pois utiliza tecnologia exclusiva e pioneira desenvolvida pela empresa Fuplastic.

O método de construção modular consiste na aplicação de blocos feitos com polipropileno reciclado. É um tipo de plástico que pode ser moldado quando submetido a altas temperaturas e que são encaixados uns aos outros. Portanto, são como peças de um brinquedo de montar.

A construção das lojas – uma no Shopping Tamboré (Barueri, São Paulo) e a outra no Shopping Del Rey, em Belo Horizonte – utilizou mais de duas toneladas de plástico reciclado.

Esse método de construção não gera resíduos.

E assim, ressignifica o plástico ao dar uma nova utilidade ao produto. Evitando que seja descartado de forma incorreta.

“Além de não gerar resíduo, o método ainda recicla um material que, segundo dados recentes do Pacto Global da ONU, poderia chegar aos oceanos. O estudo aponta que 1/3 do plástico produzido no Brasil corre o risco de ter os mares como destino. Essa dupla vantagem – reduzir e reciclar – está 100% alinhada com a agenda ESG da Localiza&Co.  A empresa busca eficiência na utilização de recursos, assim como o descarte correto de resíduos”, afirma o diretor de Gente da Localiza&Co, Daniel Linhares.

Feito a partir da reciclagem de embalagens, brinquedos, peças de automóveis e utensílios como copos e cadeiras, entre outros resíduos de polipropileno, o tijolo dispensa o uso de materiais mais poluentes. Como por exemplo, tinta, gesso e cimento. E, além disso, reduz em 90% o consumo de aço, evita desperdícios. Considerando que as perdas materiais na construção civil podem chegar a 8% do total e as perdas financeiras podem corroer até 30% do capital investido. Além disso, diminui em 70% o tempo de implantação da loja por ser um método construtivo industrial.

São módulos padronizados que são previamente planejados, fabricados e montados.

Além de ser leve, modular, reciclado e reciclável, o bloco também é um material com eficiência acústica e térmica, demandando menor uso de energia elétrica. Por fim, esse tipo de construção emite 90% menos CO2 do que uma construção similar em alvenaria, contribuindo para a estratégia ESG da Localiza de avançar para uma economia de baixo carbono, utilizando recursos de maneira eficiente.

“Um dos desafios da área de engenharia da Localiza&Co é apoiar a estratégia ESG da companhia. E, para isso, mantemos um grupo de estudo focado em encontrar soluções que sejam mais sustentáveis. E que sejam economicamente viáveis e escaláveis. Essa tecnologia de construção entrega esses requisitos e tem potencial para ser um formato replicável em todo o Brasil”, complementa o gerente de engenharia da Localiza&Co e idealizador do projeto, Stefan Zeller.

Antes da inauguração da loja do Shopping Del Rey, o time de engenharia apresentou para os colaboradores da unidade. E detalharam o processo construtivo e o conceito de sustentabilidade que norteou todo o projeto. A iniciativa contribuiu para estimular a consciência ambiental na equipe.

E, também,  disseminar a proposta sustentável entre os clientes.

“A equipe está encantada e a loja tem gerado curiosidade entre as pessoas que nos visitam diariamente. Elas querem saber mais sobre a loja e se impressionam quando descobrem que foi feita a partir de resíduos. Essa é uma experiência inspiradora e gera um impacto significativo no consciente dos nossos clientes”, declara o gerente de vendas Localiza Seminovos, Pedro Guilherme.

Para além das lojas

O projeto de Localiza agrega a outras iniciativas da companhia que corroboram o seu compromisso com a agenda ambiental. Isto é,  visando a eficiência na gestão dos recursos naturais, a destinação adequada dos resíduos e o consumo de energias renováveis.

Neste sentido, a L&Co fechou 2022 com crescimento de mais de 50% no uso de energia proveniente de fontes renováveis em comparação com 2021. Alcançando a marca de 5 milhões de kWh de energia limpa utilizados em suas agências de aluguel, lojas de seminovos e operações.

O resultado positivo deve-se a uma estratégia que contempla diferentes frentes, como a geração distribuída por meio da instalação de placas fotovoltaicas em lojas e agências, por exemplo.

Além disso, a companhia prioriza equipamentos e soluções eficientes como migração de lâmpadas comuns para tecnologia LED, telhados translúcidos, utilização de equipamentos de ar-condicionado inverter, sensoriamento de ambientes e uso de dispositivos que ativam e desativam automaticamente a iluminação.

Em relação aos resíduos sólidos, a Localiza&Co busca, constantemente, soluções que evitem o destino para aterros sanitários. Além disso, estabeleceu parcerias com projetos de logística reversa para baterias e vidros automotivos, reciclagem de pneus e para o processo de refino de óleos. Quanto à água, a companhia atua em duas frentes principais: a ampliação e a melhoria contínua da técnica de higienização a seco e a redução do consumo interno, tanto nas agências e filiais, quanto na sede.

Localiza Seminovos inaugura lojas

Com mais de 200 lojas em todo o Brasil, a Localiza Seminovos é a maior rede de veículos seminovos do País e disponibiliza veículos de muita qualidade. E com todas as revisões e manutenções exigidas pelo fabricante, além de possuir um Certificado de Qualidade que atesta a verificação de 360 itens.

Localiza Seminovos inaugura lojas sustentáveis
plugins premium WordPress
Receba as últimas notícias

Assine a nossa news gratuitamente.
Mantenha-se atualizado com
as notícias mais relevantes diretamente em seu e-mail.