Localiza&Co aposta em IA “Liza” para atendimento digital

Localiza&Co aposta em IA para escalar atendimento digital com sua assistente virtual “Liza”

Solução proprietária realiza mais de 4 mil atendimentos diários e duplica a conversão em canais digitais

A Localiza&Co, líder em mobilidade na América Latina, vem consolidando sua jornada de transformação digital com a “Liza”, assistente virtual baseada em inteligência artificial. O que já se tornou parte fundamental do atendimento aos clientes. Disponível em diferentes canais,  como site, WhatsApp, portal de voz e portal do cliente, a solução está presente 24 horas por dia, sete dias por semana, oferecendo conveniência e resolutividade em qualquer ponto da jornada de locação.

Mais do que um chatbot, “Liza” foi projetada para compreender as demandas de forma contextual e personalizada. Simula um diálogo natural, alinhado à identidade e ao padrão de excelência da Localiza. Por trás de uma única interface, a solução integra diferentes módulos especializados. Tais como reservas, alterações, cancelamentos e dúvidas,  que trabalham em conjunto para garantir interações rápidas, assertivas e com tom próximo ao atendimento humano.

Baseada em tecnologias de inteligência artificial em nuvem, a assistente virtual tem capacidade de atender milhares de clientes simultaneamente, sem filas de espera ou perda de desempenho. Atualmente, são em média mais de 4 mil atendimentos diários, distribuídos entre interações no WhatsApp e na plataforma digital liza.localiza.com.

“O grande diferencial da ‘Liza’ é que conseguimos treiná-la dentro da cultura e da linguagem da Localiza, o que torna a experiência digital única no setor. A inteligência artificial não apenas resolve problemas, mas faz isso com empatia e fluidez, liberando o time humano para momentos realmente estratégicos. Isso nos permite oferecer um atendimento escalável, sem abrir mão do encantamento que sempre foi nossa marca registrada”, afirma André Petenussi, CTO da Localiza&Co.

Os resultados confirmam o impacto: “Liza” possui um Net Promoter Score (NPS) superior a 85 e taxas de conversão duas vezes maiores do que os chatbots anteriores.

O atendimento digital resolve 92% dos contatos. Portanto, apenas 8% precisam ser redirecionados a atendentes humanos. Isto com tempo médio de 3 a 10 minutos, dependendo da complexidade da demanda.

Outro diferencial é a cobertura nacional. A assistente virtual possui conhecimento aplicado tanto em agências próprias quanto franqueadas. Desta forma garante uma experiência de atendimento unificada em qualquer ponto da rede. Além disso, a solução já está preparada para atender clientes brasileiros.  O que  permite que realizem reservas em agências da Companhia localizadas em toda a América do Sul.

Além de otimizar a experiência dos clientes, a solução reforça a estratégia da Localiza de integrar tecnologia de ponta às suas operações. “Liza” combina modelos de recomendação proprietários com IA generativa adaptativa. Isto possibilita não apenas responder dúvidas ou realizar reservas, mas também sugerir veículos adequados ao perfil de cada cliente. Como também esclarecer questões sobre contratos em tempo real e até analisar automaticamente feedbacks pós-locação para orientar melhorias nas agências.

Com essa evolução, a Localiza amplia o papel da ”Liza” em diferentes áreas estratégicas do negócio. Também projeta a expansão da solução para novas frentes, como Seminovos e atendimento a clientes estrangeiros. O objetivo é claro: transformar dados e tecnologia em conveniência e confiança para os clientes, elevando cada interação a um padrão de excelência digital.

 

Localiza&Co aposta em IA para escalar atendimento digital com sua assistente virtual “Liza”

 

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