Localiza&Co celebra 20 anos de IPO
Localiza&Co celebra 20 anos de IPO e reafirma solidez, inovação e compromisso com geração de valor
Com trajetória marcada por crescimento consistente, a Companhia reforça legado de alta performance e visão de longo prazo no mercado financeiro brasileiro
A Localiza&Co acaba de comemorar os 20 anos de seu IPO na B3. O marco de duas décadas da abertura de capital reforça a construção de uma trajetória sólida de crescimento e geração de valor, que posicionou as ações da Companhia entre as mais negociadas da bolsa brasileira. A data também corrobora a solidez de seu modelo de negócios, referência em mobilidade, inovação e performance financeira de longo prazo. Para se ter uma ideia, a média anual de retorno dos acionistas (TSR – Total Shareholder Return) é de 22,6% ao ano, em um total de mais de 5.900% em todo o período, um dos maiores índices do Ibovespa. As ações da empresa também estão entre as mais negociadas da bolsa, com um salto de 780 milhões em capital investido, em 2005, para mais de R$ 50 bilhões, em 2025.
“Apenas um grupo seleto de empresas listadas alcança a marca de 20 anos de capital aberto, geralmente reservado a organizações centenárias. A conquista da Localiza&Co simboliza não apenas a resiliência, a disciplina financeira e a perenidade do negócio, mas, sobretudo, a capacidade da Companhia de se reinventar, expandir sua atuação, fortalecer sua reputação e liderar transformações no setor de mobilidade no Brasil e na América Latina”, avalia Eugênio Mattar, cofundador da Companhia.
Nestas duas décadas de IPO, a Localiza&Co teve um salto ímpar de crescimento.
A empresa multiplicou a frota de cerca de 35 mil carros, em 2005, para aproximadamente 630 mil veículos, em 2025, um vultoso aumento de aproximadamente 1.700%. Também ampliou sua presença de 117 agências no Brasil para 702 unidades distribuídas em sete países da América Latina – com destaque para a expansão para o México, em 2023, atualmente com 18 filiais –; e de 13 para 244 lojas de Seminovos. Outro número significativo diz respeito ao quadro de colaboradores, que saiu de 1.845, em 2005, para mais de 22 mil pessoas, atualmente.
“Atingimos os 20 anos de capital aberto com uma operação robusta, altamente escalável e apoiada em tecnologia de ponta. Somos hoje um ecossistema completo de mobilidade, com capacidade única de atender clientes em múltiplas jornadas, uma evolução possibilitada pelo relacionamento de confiança com os investidores e com o mercado de capitais, baseado na transparência e no crescimento sustentável”, afirma o CEO Bruno Lasansky.
Oitava marca mais valiosa do país
Líder no mercado de locação de veículos na América Latina, a Localiza&Co se posiciona como a oitava marca mais valiosa do país, segundo a certificação Kantar BrandZ (Kantar Insights), sendo a única plataforma de soluções do setor de mobilidade a figurar entre as dez primeiras colocadas. No mesmo ano, a Brands Finance também catalogou a Companhia como a sétima marca mais valiosa do Brasil – um salto da 16ª para a 7ª posição no ranking – e a que mais cresce no país, além de ser a primeira no setor de turismo a conquistar o reconhecimento.
A Localiza&Co também é uma das poucas companhias brasileiras a figurar, por três anos consecutivos, como uma das 15 melhores empresas para se trabalhar, pelo selo Great Place to Work (GPTW). “Investimos fortemente no desenvolvimento, no bem-estar e no engajamento dos colaboradores, construindo um time de alta performance. Cuidar das pessoas é um valor sólido e permanente da nossa cultura, uma das principais razões que nos impulsionam a evoluir como empresa e como agente transformador da sociedade” diz o CEO Bruno Lasansky.
Expansão de soluções em mobilidade
Com clareza estratégica, baseada em visão de longo prazo, tecnologia e sustentabilidade, a Companhia projeta a expansão de suas soluções em mobilidade, sempre com foco em inovar para atender as necessidades dos consumidores, encantar clientes e gerar valor a longo prazo para os investidores.
“Olhamos para o futuro com o mesmo entusiasmo que nos trouxe até aqui: investindo em tecnologia, ampliando nossa plataforma, investindo em um time de alta performance e liderando o movimento por uma mobilidade mais eficiente e transformadora no Brasil e na América Latina”, afirma Lasansky.
Inaugurado em 2019, o Localiza Labs é o núcleo de tecnologia e inovação da Companhia, responsável por acelerar a digitalização, criar e aperfeiçoar soluções de mobilidade. Em 2024, por exemplo, a Localiza&Co registrou quase 32 mil deploys (alterações nos produtos digitais da Companhia). Somente nos três primeiros meses de 2025, foram 9.490 deploys, uma média de 148 por dia útil.
Entre as tendências antecipadas, está o Localiza Meoo, solução disruptiva de carros por assinatura lançada em 2020, em que a jornada do cliente é totalmente digital e controlada por aplicativo de celular. Destaque também para o serviço Localiza Zarp, voltado para motoristas de aplicativos de mobilidade: criada em 2021, a solução atende aproximadamente 1 milhão de usuários de aplicativos no país, em 30 lojas especializadas e em unidades de locação.
“Acelerar a venda de Seminovos também é uma estratégia fundamental para renovar nossa frota, preservar margem e rentabilidade e fortalecer nosso protagonismo em escala, eficiência e inovação. Nos últimos dois anos, dobramos o volume de vendas de Seminovos, e somente no primeiro trimestre de 2025, tivemos crescimento de 22% no volume de vendas, em comparação a 2024, com 74.720 carros comercializados e receita de R$ 5,3 bilhões”, acrescenta o CEO.
A Localiza&Co ainda acredita que o futuro da mobilidade é sustentável e de multissoluções, com modelos que atendam às diversas demandas dos usuários.
Isso engloba tanto o uso de veículos elétricos e híbridos quanto o incentivo ao abastecimento prioritário com etanol em veículos flex, que equivalem a 95% do total da frota.
Sobre a Localiza&Co
A Localiza&Co é uma das maiores plataformas de soluções de mobilidade do mundo. É uma companhia de capital aberto listada na B3 e com elevado nível de governança corporativa. Traz em sua história resultados extraordinários de protagonismo e inovação. Tem seu foco na geração de valor e com visão de longo prazo.
Fundada em Belo Horizonte, em 1973, ao longo do tempo consolidou-se como líder de mercado, sendo hoje uma das 25 marcas mais valiosas do país. O compromisso em superar as expectativas dos clientes, aliado à excelência operacional, permite à Companhia oferecer uma variada gama de soluções de mobilidade. Isto por meio de mais de 900 pontos físicos de atendimento ao cliente, distribuídos em 7 países da América Latina, além da forte presença digital.
Crédito das imagens: Chris Costa
Localiza&Co celebra 20 anos de IPO e reafirma solidez, inovação e compromisso com geração de valor