Mais brasileiros optam pelo aluguel de carros

O aluguel de carros vem crescendo de maneira marcante nos últimos anos no Brasil. Um dado curioso, visto que alugar carros não costuma fazer parte da rotina da maior parte das pessoas. Só que a coletividade tem falado mais alto. O encarecimento de alguns meios de transporte e a necessidade logística de várias empresas vêm contribuindo de maneira decisiva para essa tendência.
Um aumento comprovado pelos números. A Alugue Brasil (www.aluguebrasil.com.br) cruzou dados de sua demanda e da Associação Brasileira de Locadoras de Automóveis (ABLA) e o levantamento mostrou que mais de 21 milhões de pessoas utilizaram o serviço em 2014, número 7,5% maior que o apresentado na pesquisa anterior. Os homens são os responsáveis por 77% dos alugueis, enquanto as mulheres correspondem a 23%. A maioria dos locatários está na faixa etária de 25 a 45 anos (85%), e são graduados (84%).
Os carros mais procurados são os sedãs compactos e os intermediários. “A maneira que o automóvel será utilizado influencia diretamente no modelo escolhido. Se for uma viagem a negócios, a tendência é alugar um carro básico. Já se a finalidade é lazer, os modelos sedã e wagon fazem mais sucesso”, afirma Marcus Bortolotto, da Alugue Brasil. No entanto, ele lembra que a maior parte dos alugueis é motivada pela logística das empresas.
“As altas taxas de juros e o pouco limite de crédito dificultaram as compras de carros. E paralelamente as empresas passaram a investir em equipamentos e terceirizar a frota. Um outro nicho forte é o serviço de assistência a quem tem um carro segurado e, por algum motivo, necessita de um veículo reserva”.
O período do ano também influencia. “Além dos feriados prolongados, nos períodos de férias escolares, final do ano e Verão cerca de 90% da frota fica alugada constantemente. Para garantir a disponibilidade do veículo, nós recomendamos que o usuário faça reserva on-line”.
Para o dirigente, a opção pela locação passa também pela segurança. “O fato do cliente receber um carro novo, em plenas condições e com a garantia de que, em qualquer eventualidade receberá assistência, dá a segurança para a contratação”.
De A Tribuna On-line.

plugins premium WordPress
Receba as últimas notícias

Assine a nossa news gratuitamente.
Mantenha-se atualizado com
as notícias mais relevantes diretamente em seu e-mail.