Movida participa da COP27 no Egito
O gerente de sustentabilidade da companhia, Pedro Telles, irá compor dois painéis sobre tecnologia, inovação e mobilidade e seus esforços para reduzir as emissões de carbono
A Movida, empresa de aluguel de carros que conta com a frota mais nova e moderna do Brasil, participará da 27ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas, que ocorrerá entre os dias 06 e 18 de novembro em Sharm El Sheikh, no Egito. A COP27 reunirá lideranças empresariais, empreendedores, acadêmicos, especialistas, políticos, organizações não-governamentais e organizações multilaterais.
A companhia será representada pelo gerente de sustentabilidade Pedro Telles, que irá compor dois painéis durante a COP27. Em ambos, o porta-voz apresentará os principais tópicos de governança ambiental, indicadores de sustentabilidade e iniciativas da Movida. A ideia é apresentar os avanços da companhia nessa área e posicioná-la sobre o papel do setor privado brasileiro no cumprimento da Agenda 2050, proposta pela ONU.
“Estamos muito honrados em participar da COP pelo segundo ano consecutivo. Nós apostamos há muitos anos na sustentabilidade como um modelo de negócios e a Conferência será uma oportunidade de apresentarmos as nossas iniciativas de sustentabilidade, como os investimentos que temos realizado na aquisição de veículos híbridos, elétricos e os incentivos a utilização de etanol, tecnologias menos poluentes que contribuem para a a descarbonização da frota”, conta Telles.
Painel “Tecnologia Inovadora e Transferência: Solução Chave para a Ação Climática”
No dia 08 de novembro, Telles representará a Movida no painel “Tecnologia Inovadora e Transferência: Solução Chave para a Ação Climática”, que ocorrerá entre às 16h e 19h, no horário local. Outros líderes também participarão do painel, incluindo o professor Matthew Francis McCabe (vencedor do Prêmio Internacional Príncipe Sultan Bin Abdaulaziz para Água 2022), e representantes do Conselho Empresarial Europeu para Energia e Materiais Sustentáveis, Vale S.A., Pacto Energia, Reciclagem Ehfaaz, Okeanos, APPA (Administração Dos Portos de Paranaguá e Antonina) e Escritório de Advocacia Rolim.
Painel “Como a tecnologia da informação pode ajudar empresas e cidades em seus esforços para reduzir as emissões de carbono?”
No dia 15 de novembro, Telles participará do painel “Como a tecnologia da informação pode ajudar empresas e cidades em seus esforços para reduzir as emissões de carbono?”, que ocorrerá das 17h30 às 18h30, no horário local. Também participarão do painel os representantes das empresas Verde4T, Scipopulis, Terra de Musgo e Escritório de Advocacia Rolim.
Destaques: Movida participa da COP27
Dentre os tópicos a serem apresentados por Telles em ambos os painéis, estão os avanços nas metas assumidas pela empresa. Para isso, a companhia investe em eletromobilidade. Atualmente, a Movida possui a maior frota de carros a passeio totalmente elétricos do país, com mais de 800 veículos. Somente em 2021, a Movida adquiriu 10% dos carros elétricos vendidos no Brasil.
Além dos elétricos, a Movida oferece outras soluções de mobilidade alinhadas à preservação do meio ambiente, como o incentivo ao uso do etanol. Em pesquisa realizada pela companhia, mais de 43% dos clientes do RAC relataram o uso biocombustível, que evitou a emissão de 120.000 de toneladas de CO2.
A meta da Movida é eletrificar a frota em 20% e reduzir em 30% a intensidade de emissões de Gases Efeito Estufa até 2030. Em abril, a empresa comprou mais 250 SUVs e furgões elétricos da BYD, totalizando um investimento de R$ 100 milhões em frota eletrica.
Com idade média de um ano, os veículos híbridos e elétricos se juntam ao portfólio de mais de 213 mil veículos da companhia, destinados à locação em diversas modalidades de locação.
A Movida realizou o plantio de mais de 250.000 mil árvores, foram mais de 38 mil toneladas de CO2 compensados.
A companhia usa Relatório usando TCFD (Força-Tarefa de Divulgação Financeira Relacionada ao Clima) há 2 anos.
A marca também possui forte compromisso sustentável, participa de ações para neutralizar suas emissões e possui importantes certificações ambientais. A Movida foi a primeira do setor no país a emitir Sustainability-Linked Bond, a primeira Empresa B Certificada e está na carteira ISE da B3 devido seus compromissos com a agenda ESG.
Há muitos anos, a locadora aposta na sustentabilidade como modelo de negócios e na mobilidade elétrica como alternativa para as grandes cidades.
Sobre a Movida Aluguel de Carros
A MOVIDA é uma empresa de aluguel de carros que oferece soluções inovadoras em mobilidade urbana para todo tipo de necessidade. Pioneira em oferecer serviços como aluguel mensal para pessoa física, wi-fi no carro, pré-pagamento e chatbot nas redes sociais, foi a primeira locadora do país a ir além do carro, ajudando a revolucionar o setor de locação no Brasil. Antenada aos novos tempos, investe em sustentabilidade, sendo a primeira locadora de veículos no mundo, listada em bolsa, a receber a Certificação de Empresa B, fazendo parte de um seleto grupo de companhias que têm como modelo de negócios o desenvolvimento socioambiental. No Brasil, foi a primeira a ter um programa como o Carbon Free, que neutraliza as emissões de CO2 das locações dos seus clientes, e é a locadora com a maior frota de carros elétricos disponíveis para locação.
Desde 2006 no mercado, a Movida foi adquirida em 2013 pela JSL (atualmente faz parte do GRUPO SIMPAR), abriu capital em fevereiro de 2017 e hoje é uma das empresas da SIMPAR S.A. Com perfil inovador aliado a forte governança corporativa, atua tanto no varejo, com aluguel de carros, como no mercado corporativo, com a terceirização de frotas para empresas, além da venda de seminovos. Após diversos investimentos nos últimos quatro anos, conta com uma frota de mais 206 mil veículos, 223 lojas de aluguel de carros e 86 pontos de venda de seminovos.
Fonte: segs.com.br
Movida participa da COP27