Movida terá loja dedicada e conta digital para motorista de aplicativo
A Movida vai abrir, até março, até março, cinco lojas para atendimento a motoristas de aplicativos em quatro cidades da região Sudeste. A movimentação faz parte de um esforço da companhia para ganhar espaço no segmento, que um dos principais vetores de crescimento para o mercado de locadoras nos próximos anos e que hoje é liderado pela Localiza.
“Existe uma demanda de 300 mil motoristas querendo ser atendidos”, disse Renato Franklin, presidente da companhia, hoje pela manhã, durante apresentação na Apimec em São Paulo. A estimativa do Credit Suisse é que existam no país 600 mil motoristas de aplicativos, que rodam com 450 mil carros. Desses, 360 mil são veículos alugados, sendo apenas 60 mil da Localiza, da Unidas e da Movida.
De acordo com Franklin, a companhia tem de 7% a 10% de sua frota de locação de veículos usada por motoristas de aplicativos – cerca de sete mil carros. A ideia é que esse percentual se mantenha na medida que a companhia cresça e que vá ganhando espaço com a melhora da rentabilidade.
As margens na locação de carros para motoristas são menores para as locadoras porque as tarifas de locação são mais baixas e os carros rodam mais e têm maior desgaste. Isso é especialmente negativo para a Movida, que tem a maior parte de seu negócio focada em pessoas físicas, que rodam bem menos com os carros – cerca de oito vezes menos quilômetros em um ano.
Com a criação dos espaços dedicados, a Movida quer, ao mesmo tempo, evitar que essa operação “contamine” o desempenho de lojas de perfil mais “premium” – como em Copacabana (Rio) e na avenida Juscelino Kubitschek (SP) – e melhore o retorno ao fidelizar os motoristas. As unidades, que terão entre seis mil e 10 mil metros quadrados, vão oferecer espaço de descanso, chuveiro, máquina de café e compra e venda de seminovos.
“Já fizemos pesquisas e o motorista vai automaticamente para uma unidade que ele sabe que tem disponíveis mais carros 1.0 [que é o perfil de locação para aplicativos]”, disse Franklin. De acordo com o executivo, o atendimento aos motoristas não ficará restrito a essas unidades e elas também não vão trabalhar apenas com eles.
A primeira loja será aberta na região do ABC ainda em novembro. Em janeiro serão duas em São Paulo e mais uma no Rio. Em março virá uma em Belo Horizonte. De acordo com Franklin, a intenção era ter um ritmo de aberturas mais forte, mas o ritmo está limitado a questões de contratos com os locadores dos terrenos.
Outra medida para atrair os motoristas é a oferta de um modelo de locação semanal vinculado à abertura de uma conta digital no BBC Digital. O banco foi criado a partir de uma mudança de direcionamento da JSL Leasing, do grupo JSL, controlador da Movida. A ideia é melhorar a análise de crédito e aprovação de cadastro de motoristas e também oferecer a eles benefícios na hora de abastecer o carro ou comprar pneus, por exemplo.
O executivo afirmou que não haverá “venda casada” e quem tiver conta em outro banco também poderá usar o modelo de locação semanal.
Fonte: Valor Econômico
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