O conceito por trás do Meoo — o serviço de carros por assinatura da Localiza
O mundo segue em profundo processo de transformação, bem como as nossas rotinas e comportamentos, tudo muito pautado pelo impacto da tecnologia em nossas vidas. No nosso mercado não seria diferente. A nossa forma de encarar a mobilidade também está imersa neste contexto transformacional. Por exemplo, o Uber já havia provocado a nossa velha forma de nos locomovermos, assim como a Netflix já tinha feito com o jeito de consumirmos entretenimento. Agora, com o lançamento do Localiza Meoo, queremos fazer parte de mais uma etapa evolutiva na forma das pessoas encararem a mobilidade. Além de oferecer a oportunidade de se ter um carro sem a dor de cabeça de ter um carro, queremos levar mais praticidade, comodidade, segurança, conforto, melhor relação custo x benefício e um senso de pertencimento. Tudo por meio de um produto que vai além do que uma simples oferta de carro se propõe.
Assim como foi no caso do Uber e da Netflix, a tecnologia é fundamento para esta construção. Tudo o que temos trabalhado visa trazer as oportunidades no uso de Big Data, IOT, APIs, etc, para dentro da oferta central do produto, tudo sendo descoberto e implantado com os conceitos da filosofia Ágil. E a nossa intenção é transformar isso em uma experiência encantadora e cada vez mais ampla e adequada às novas rotinas de nossos clientes.
O que é o Meoo, afinal?
Trata-se de um serviço de assinatura de carro. Ou seja, contratar um serviço e ficar só com a parte boa de ter o carro. Chega de complexidades no processo de compra ou venda do veículo; chega de perder tempo com manutenção e gestão do automóvel; chega de ter que investir alto para se ter um veículo de alto padrão. São inúmeros os benefícios deste novo formato de encarar a mobilidade:
Ao cliente
· Carro zero o tempo inteiro, sem ter que pagar a mais por isso;
· Baixa complexidade de manutenção e regularização (fica tudo por conta da gente!);
· Oportunidade de fazer troca de veículo recorrentemente de forma facilitada e com baixo custo;
· Redução de custos com mobilidade ou aquisição de veículo;
· Conquista de tempo para a vida (para o trabalho e para o lazer), afinal haverá menor necessidade de dedicação do cliente para manutenção e gestão do carro;
· Conquista de benefícios exclusivos que façam parte do clube de parceiros da Localiza.
Ao negócio:
· Oferta de um novo produto alinhado a um novo comportamento da sociedade;
· Geração de recorrência e fidelização de longo prazo;
· Rentabilização do negócio por meio de uma eficiente gestão de frota — know how e expertise construída há mais de 47 anos.
À sociedade:
· A cada carro contratado pelo Meoo, faremos uma doação ao Instituto Gerando Falcões, pois acreditamos nas instituições que querem construir um futuro melhor para a sociedade e queremos trazer esse valor também aos nossos clientes. Essa será uma oportunidade para que as pessoas façam o bem com a gente.
Como nasceu o projeto do Meoo?
O Meoo nasceu de uma criteriosa análise a respeito dos novos comportamentos da sociedade, mas principalmente pautado por dois pilares dentro deste novo contexto quanto a mobilidade:
1) Há uma queda na valorização do carro como um bem essencial para as pessoas. Provavelmente você conhece algum amigo que já abriu mão da posse do veículo para se locomover por meios alternativos como bikes, patinetes e serviços de aplicativos. Tudo isso em virtude dos altos custos e complexidades de gestão do veículo hoje em dia, se compararmos à evolução das demais opções de mobilidade que foram introduzidas à sociedade;
2) Vemos cada vez mais a migração do consumo de bens para o consumo de experiências. Ainda, mesmo ao consumir bens, o cliente espera muito mais do que aquela simples entrega do produto em si, seus desejos passam também por uma jornada de consumo fluída e uma oferta que esteja de alguma forma alinhada aos seus propósitos pessoais.
A tecnologia nos permitiu oferecer muito mais possibilidades às pessoas, de forma facilitada, com comodidade e dentro de uma jornada de experiência encantadora. E dentro deste contexto, com a nossa ambição de construirmos o futuro da mobilidade, enxergamos que era hora provocarmos novamente o nosso segmento. Desta vez, com um forte aliado: dados, dados e mais dados. A transformação digital nos permite fazer ricas análises numa velocidade recorde hoje em dia, algo que levaria anos no passado e ainda tinha a dura missão de separar o que era análise do que era apenas intuição. E é também a tecnologia o nosso grande poder de diferenciação.
Hoje o carro que a Localiza disponibiliza é o mesmo carro que a concorrência também oferece. Então como buscamos nos diferenciar? Pela experiência do cliente e a forma de aplicarmos a tecnologia para gerar valor ao negócio e à vida das pessoas. E o Meoo vem para preencher uma lacuna dentro da nova realidade de necessidades e comportamentos da sociedade quanto a mobilidade.
Quando um cliente fecha a assinatura de um veículo com a gente, não está levando apenas um veículo para a sua mobilidade, está também levando um pacote de soluções e a expertise e confiança da maior gestora de frotas do nosso país. Isso faz uma diferença enorme em sua experiência, afinal as pessoas buscam cada vez mais facilidade e comodidade. E é a tecnologia que nos permite gerar esse encantamento e entregar o algo a mais. Por meio dela conseguimos cruzar milhões e milhões de dados que nos passam de forma cada vez mais assertiva o que o cliente realmente deseja e até mesmo nos permite fazer predições para que possamos antecipar e entregar soluções pertinentes a cada usuário.
Se no passado o foco dos negócios era voltado ao produto, em como gerar uma demanda, hoje o foco passa a ser o cliente e sua jornada, em como gerar uma experiência encantadora alinhada às suas novas demandas em meio a um processo de transformação cultural na sociedade e na mobilidade.