Na Bahia setor de locação de carros gera empregos e lucros no pós pandemia

A tendência de crescimento também alcançou a Bahia, que mostra uma recuperação considerável após a pandemia, movimentando não só a economia, mas também gerando empregos.

 

Os contratempos em ter um automóvel são diversos e há muito tempo são postos na ponta do lápis pela população brasileira na hora de realizar a compra de um carro próprio.  Valores não mais populares, pagamentos de impostos, de seguro e os preços oscilantes da gasolina, além dos riscos do cotidiano em trânsitos cada vez mais violentos, são alguns dos fatores que têm feito o mercado de locação de veículos aumentar e se visibilizar como uma área promissora para investimentos.

Conforme mostram os dados do Anuário 2023 Brasileiro do Setor de Locação de Veículos, realizado pela  Associação das Locadoras de Automóveis (ABLA), as empresas de aluguel de carros compraram, ao longo do ano passado, o total de 590.520 automóveis e veículos comerciais leves, que representaram um crescimento de 33,6% em relação às compras feitas pelo setor em 2021. O investimento em frota chegou a R$ 55,2 bilhões, conforme o Anuário Brasileiro do Setor de Locação de Veículos lançado dia 23 de março.

A tendência de crescimento também alcançou a Bahia, que mostra uma recuperação considerável após a pandemia, movimentando não só a economia, mas também gerando empregos.

Segundo os dados da pesquisa, de 2021 para 2022 o número de novos veículos emplacados cresceu mais de 60%, passando de 2.668 para 4017.  Isso após uma queda considerável, quando em 2019 este número foi de  4.371 e em 2020 apenas 2.610.

O setor também gerou empregos para a Bahia, ainda de acordo com o Anuário 2023 Brasileiro do Setor de Locação de Veículos. Em 2018 foram 6.372 empregos diretos gerados pelo setor, enquanto ano passado foram 9.928.

Os números de locadoras também só cresceram no estado, conforme aponta o Anuário. Em 2018 tinham 726 empresas de locação e ano passado este número cresceu para 1.210.

Pessoas buscam alugar carros para turismo e lazer 

A funcionária de uma locadora de carros, Joana Rodrigues, conta que a maioria dos clientes que aparecem na loja são turistas ou pessoas que chegam à capital baiana a negócios. “A maioria é gente que vem a negócios, para grandes eventos, passar dois três dias no máximo. E tem muito turista,  mas aqui a gente loca mais para instituições. Públicas e privadas”, conta ela.

“Temos secretarias inclusive, tanto estaduais como municipais”, acrescenta. E de fato o que a gerente afirma bate com os números do Anuário da Associação das Locadoras de Automóveis da Bahia.

Dos 13.032 veículos que compõem a frota das locadoras, 30% das locações são para turismo de lazer, 30% para turismo de negócios e 55% para terceirização.

Brasil – As 590.520 unidades compradas pelas locadoras no Brasil significaram o recorde de 30,1% na participação do setor de locação no total de automóveis e comerciais leves vendidos durante o ano de 2022 no Brasil. Em média, o investimento das locadoras por unidade foi de R$ 93,6 mil.

No ranking de emplacamentos de automóveis e comerciais leves, a Stellantis ficou com o primeiro lugar, vendendo 35,8% (211,009 carros) do total comprado pelas locadoras em 2022. Em seguida, aparece a Volkswagen, com 16,6% (97.974 unidades). O modelo mais emplacado por locadoras em 2022 foi o VW Gol, com 45.796 unidades.

Fonte: trbn.com.br

Setor de locação de carros gera empregos e lucros no pós pandemia

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