Unidas expande sua rede de franquias
A Unidas, especializada em solução de gestão de frotas e locação de veículos, anuncia a inauguração de três novas franquias de aluguel de veículos e duas de seminovos. As lojas de locação estão localizadas nas cidades de Taquara (RS), Montes Claros (MG) e Redenção (PA). Já as unidades de seminovos estão situadas em Araçatuba (SP) e Cuiabá (MT). Com as novas unidades, a Unidas passa ter uma rede com mais de 160 lojas.
A abertura de lojas franqueadas como uma das estratégias de expansão foi adota pela Unidas desde o início de suas atividades, em 1985. O modelo disponibilizado é a exclusiva Franquia Flex, onde o franqueado pode montar a sua frota de três formas: frota própria (todos os veículos são do parceiro), frota terceirizada (os carros são de propriedade da Unidas) ou frota mista (uma parte pertence ao franqueado e outra pertence à Unidas).
“A quantidade mínima de veículos para dar início à operação depende do potencial médio estimado para a cidade onde está localizada a loja. Geralmente, número inicial de carros é de 30% do potencial estimado”, explica Carlos Sarquis, diretor de rent a car da Unidas.
A companhia prevê a abertura de novas lojas em todo país ainda em 2015. Para os interessados em ser um franqueado, a empresa oferece uma estrutura completa e o parceiro ingressa no mercado com um modelo de negócio formatado, testado e aprovado, eliminando erros iniciais na gestão e na operação do negócio.
O investimento inicial varia de R$ 80 mil a R$ 600 mil e inclui taxa de franquia, reforma, comunicação visual, mobiliário, equipamentos e marketing. É preciso capital de giro de R$ 50 mil a R$ 215 mil e o prazo médio de retorno é de aproximadamente dois anos. Além dos custos iniciais, o franqueado pagará mensalmente 7% de royalties e 2% de taxa de marketing.
Como empresa franqueadora, a Unidas fornece toda a assistência ao franqueado na localização do imóvel onde será instalada a loja, na aprovação do projeto de construção ou reforma e na indicação de fornecedores, para que a unidade esteja dentro do padrão de identidade visual da marca. O parceiro participa ainda de um programa de treinamento que envolve todas as etapas do processo de locação de veículos e conta com um suporte para a gestão e operação do seu negócio por meio dos Consultores de Campo, que visitam as lojas periodicamente com o objetivo de garantir a padronização dos serviços prestados.
Fonte: Jornal Turismo