Valor das marcas brasileiras subiu 16% em 2023, segundo Brand Finance
Segmento de locação de automóveis foi o de maior crescimento (87%), pelo segundo ano consecutivo.
Mesmo com um cenário de incertezas econômicas globais, as marcas brasileiras mantiveram um desempenho positivo ao longo do último ano. Segundo o ranking Brand Finance Brasil 100, levantamento anual feito pela consultoria de branding britânica, o valor das 100 marcas brasileiras presentes na lista aumentou 16% em 2023.
A lista com as 25 marcas mais valiosas do Brasil neste ano ficou assim:
- Itaú
- Bradesco
- Banco do Brasil
- Petrobras
- Caixa
- Vale
- Natura
- Skol
- Brahma
- Sadia
- Vivo
- Raizen
- Assaí Atacadista
- Atacadão
- Marfrig
- Localiza
- LATAM Airlines
- Nubank
- Antarctica
- Magalu
- Rede D’or São Luiz
- Lojas Americanas
- Embraer
- Braskem
- Movida
Marcas que mais se valorizaram
A marca Equatorial Energia é a marca de maior crescimento do ranking, com incríveis 205% de crescimento em seu valor. A marca, que surgiu em 1999, hoje detém a posição de 3ª maior distribuidora de energia do país.
No segundo lugar de maior valorização, segue a Movida, a locadora de veículos que no ano passado foi a marca de maior crescimento. Fundada em 2006, Movida carrega a marca de umas das maiores frotas de locação do Brasil.
Com um crescente aumento dos pontos de atendimento e carros, venda de automóveis seminovos e outras estratégias, a marca figura novamente no Top 3 das marcas que mais se valorizaram entre 2022 e 2023.
Segmento de locação de maior crescimento
Locação de automóveis tem 87% de crescimento, mostrando que o segmento fortalece o crescimento total das marcas brasileiras.
A Localiza, entre as locadoras, lidera como a marca mais valiosa do segmento com valor de US$ 1,2 bilhão.
E a Movida mantém o ritmo e detém a posição de marca de locadoras de automóveis com o maior crescimento, com 121% em relação ao ano anterior.
Bancos, serviços comerciais, vestuário, químicos, engenharia e construção são os que mais crescem depois do segmento de locação de automóvel
Fonte: Brand Finance
Valor das marcas brasileiras subiu 16% em 2023, segundo Brand Finance