Vendas de carros a locadoras sobem para mais de 45 mil em julho, diz Anfavea
Acrescentando na conta outros 41 mil carros entregues aos demais clientes atendidos por vendas diretas, como empresas, governos, taxistas, produtores rurais e consumidores com necessidades especiais, essa fatia chega à metade do total de julho (51%).
Os dados foram checados pelo Broadcast (sistema de notícias em tempo real do Grupo Estado) com a Anfavea, entidade que representa as montadoras.
O crescimento da produção ao maior nível em 20 meses, combinado a impactos da alta dos preços e das taxas de financiamento nas vendas ao consumidor comum no varejo, faz com que as montadoras tenham maior disponibilidade de carros para as locadoras.
Durante coletiva de imprensa, nesta sexta-feira, na qual defendeu cortes no Imposto sobre Operações Financeiras (IOF) para baratear o crédito, Márcio de Lima Leite, presidente da Anfavea, disse que, apesar das dificuldades de abastecimento de componentes, a indústria conseguiu ultrapassar no mês passado uma “barreira importante” de produção, porém o aumento dos juros muda o público que pode comprar carros.
Segundo o executivo, o consumidor da classe média está adquirindo menos veículos.
“Se começar a ter queda de juros, e sinalização positiva de acesso ao crédito, você coloca novamente esse consumidor no jogo”, declarou o executivo.