Aliança pela Sustentabilidade no Transporte comemora 2 anos
Aliança pela Sustentabilidade no Transporte comemora 2 anos com metas renovadas
A Aliança pela Mobilidade Sustentável, liderada pela empresa 99, completou 2 anos de história com a apresentação de suas novas metas para os próximos anos. Criada em 2022, a iniciativa reúne empresas de diferentes áreas de atuação para impulsionar a eletrificação de veículos e a infraestrutura de recarga no Brasil.
A Aliança visa uma mobilidade urbana mais sustentável e inteligente, tendo o transporte por aplicativo como protagonista. Durante o evento de celebração, foram anunciados novos parceiros da Aliança, como a 99Moto, iFood e Osten. Dessa forma expande para 19 o número de empresas envolvidas no movimento. Essas empresas representam os setores de recarga, infraestrutura, montadoras, bancos, além de locação de veículos e transporte por aplicativo.
Além disso, a Aliança também anunciou a chegada de motos elétricas à iniciativa.
Desde sua criação, a Aliança pela Mobilidade Sustentável já recebeu mais de R$ 245 milhões de investimentos. Foram aplicados em ações para facilitar o acesso a carros híbridos e elétricos pelos motoristas parceiros da plataforma da 99, bem como na ampliação da infraestrutura de recarga. A cidade de São Paulo tem sido um piloto para essas ações. Já resultaram em mais de 3 milhões de viagens realizadas pela plataforma da 99 em carros eletrificados, beneficiando mais de 4,5 milhões de passageiros. E já percorreu mais de 20 milhões de quilômetros em dois anos.
Além dos novos parceiros, a Aliança também celebrou sua cooperação estratégica com a AYA Earth Partners, uma empresa brasileira que reúne uma rede ampla de empresas, tecnologias e pessoas e que atua para promover o desenvolvimento sustentável e a transição para uma economia de baixo carbono.
Uma das grandes novidades anunciadas durante o evento foi o investimento da 99 em motos elétricas.
A empresa apresentou a 99Moto, que em parceria com a Vammo e a Riba, especializadas em scooters elétricas, realizou testes com motos elétricas na cidade de São Bernardo. Esses testes comprovaram a redução significativa dos custos operacionais ao substituir uma moto a combustão por uma elétrica. Além disso, as motos elétricas oferecem maior conforto e segurança para os motociclistas parceiros da 99 e têm impacto positivo na redução da emissão de carbono e da poluição sonora.
A entrada do iFood na Aliança pela Mobilidade Sustentável também é um marco importante, já que a empresa tem no delivery um de seus principais focos de atuação. O iFood já conta com mais de 850 motos elétricas e 3.500 bicicletas elétricas em sua operação, e a parceria com a Aliança reforça seu compromisso com a sustentabilidade e a transição para uma economia de baixo carbono.
Com o avanço das ações e parcerias da Aliança, a empresa estabeleceu novas metas para os próximos anos.
Até o final deste ano, a 99 pretende alcançar 2 mil motos elétricas na plataforma. Incentivando dessa forma o lançamento de um modelo de veículo desenhado especialmente para o transporte de passageiros no Brasil. Até 2025, a empresa planeja ampliar esse número para 10 mil motos elétricas, além de contar com redes de trocas de baterias em cinco cidades brasileiras.
Além disso, a Aliança busca ampliar a presença de veículos eletrificados no mercado, com o objetivo de ter 20 mil modelos elétricos e híbridos cadastrados no aplicativo da 99 até 2025. Para isso, a empresa está empenhada em negociar benefícios fiscais para esses veículos. E também replicar o modelo de sucesso de São Paulo nas principais cidades brasileiras.
Todo esse avanço na eletrificação de veículos e na infraestrutura de recarga contribui para a melhoria da qualidade do ar e a diminuição da poluição atmosférica e sonora. O que torna as cidades mais sustentáveis e agradáveis para se viver. A Aliança pela Mobilidade Sustentável segue na vanguarda dessas ações, liderando um movimento de transformação e construindo um futuro de mobilidade inteligente e responsável.
Aliança pela Sustentabilidade no Transporte comemora 2 anos com metas renovadas.